A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino de Química, SensibilizaçãoResumen
A educação ambiental tem como papel principal, promover e sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância de preservar o meio ambiente e consequentemente melhorar a qualidade de vida das pessoas. A abordagem ambiental é vista como uma dificuldade que os docentes de diversas disciplinas têm enfrentado para aplicá-la em sala de aula, inclusive os professores de química. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo abordar o tema Educação Ambiental nos conteúdos de química do primeiro ano do ensino médio, possibilitando a utilização do mesmo como material de apoio para os professores desta área de conhecimento. Através de um levantamento bibliográfico, reuniu-se neste trabalho os temas ambientais mais presentes em nossa sociedade, direcionando-os para o ensino de química nos conteúdos do primeiro ano do ensino médio. O objetivo foi alcançado de modo satisfatório. Foi possível unir a Educação Ambiental com os assuntos de química, colaborando com os professores dessa disciplina através de temas ambientais e propostas educacionais para deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes, contribuindo para o desenvolvimento crítico e consciente dos discentes acerca das questões que envolvem a sociedade e o meio ambiente.
Citas
BARRIENTOS-PARRA, Jorge; SILVA, Ana Carolina Carlucci da. Os impactos dos avanços tecnológicos, a poluição marinha por petróleo e as repercussões no Direito do Mar. Brasília, a. 54, n. 213, 2017.
BECKER, Marcia Magda; MARTINS, Luzia Ribeiro. Educação ambiental no ensino de química através da confecção de puff's em PET. Boa vista-RR. v. 2, n. 3, 2016.
BESEN, Gina Rizpah et al. Resíduos sólidos: vulnerabilidades e perspectivas. São Paulo: Ex Libris, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Química. Brasília: MEC, 2001. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Ambiental. Lei nº 9.795/99, de 27 de abril de 1999. Brasília, DF, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999. Brasília, DF, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2002.
CAMPOS, Roger Francisco Ferreira; COSTA, Darleila Damasceno. Análise do impacto ambiental pela dispersão de poluentes atmosféricos, através da queima de resíduos. InterfacEHS – Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade - V. 12, n. 1, São Paulo, 2017.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. Coleção Questões da Nossa Época, São Paulo, 2003.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formaçãom do sujeito ecológico. Cortez: São Paulo, n. 2, 2004.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educação ambiental?: Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecol. e Desenv. Rur. Sustent., Porto Alegre, v. 2, n. 2, abr./jul. 2001.
CASSIANO, Karla Ferreira Dia; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. Abordagem Ambiental em Livros Didáticos de Química. Quím. nova esc., São Paulo, v. 36, n. 3, 2014.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto, São Paulo, 2002.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas, São Paulo, 1992.
FERREIRA, Fernanda da Silva et al. À margem do rio e da sociedade: a qualidade da água em uma comunidade quilombola no estado de Mato Grosso. Saúde Soc. São Paulo, v.26, n.3, 2017.
FORMENTON, Ricardo. ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Educação sócio-ambiental desenvolvida sob o enfoque CTS entre alunos do curso técnico de nível médio em automação industrial do IFSP. REnCiMa, Edição Especial: IV Encontro de Produção Discente, v. 6, n. 1, p. 33-42, 2015.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LIMA, Adneilda Gomes de; TORRES, Dayana Melo; FILHO, Francisco Sales Oliveira. O. Destino final dos resíduos sólidos do Distrito Lagoa da Cruz, municípios de Princesa Isabel (PB) e Quixaba (PE). Revista de Agroecologia no Semiárido , Paraíba, v. 1, n.1, 2017.
MOURA, Karlliane Silva et al. O ensino de química aplicado no meio ambiente. A. Ciências Exatas e da Terra - Química Ambiental, Recife, 2013.
NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, janeiro a julho 2009. ISSN 1517-1256.
NASCENTES, Clésia Cristina; COSTA, Letícia Malta. Química Ambiental. Departamento de Química - Universidade Federal De Minas Gerais, Minas Gerais, 2011.
OLIVEIRA, Rosemeire de et al. Aprendizagem significativa, educação ambiental e ensino de química: a experiência realizada em uma escola pública. VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental Rio Claro, São Paulo, 2013.
PLICAS, Lídia Maria de Almeida; YAMADA, Maricy Miki; CERQUEIRA, Simony Beividas. Ensino de química com vistas a temática ambiental. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Unesp, São José do Rio Preto, 2003.
PUGA, Isadora Tormin. Educação ambiental no ensino de química: propostas de atividades para escola pública. Universidade De Brasília Instituto De Química, Brasília, 2014.
RAMOS, Elaine da Silva et al. Análise da Prática em Educação Ambiental de Professores de Química, 1º Congresso paranaense de educação em química. Paraná, 2009.
RAMOS, Irene de Lacerda; VASCONCELOS, Tomás Noel Herrera. Prática pedagógica a partir da aplicação de atividades contextualizadas sobre o tratamento de água no ensino de química e educação ambiental. REnCiMa, v. 6, n. 3, p. 72-90, 2015.
RIBEIRO, Thiago Vasconcelos; COLHERINHAS, Guilherme; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. O estudo de temas tecnológicos na educação CTSA: uma experiência de alfabetização científica e tecnológica no ensino médio. REnCiMa, v. 7, n. 1, p. 38-58, 2016.
ROOS, Alana; BECKER, Elsbeth Leia Spode. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. V. 5, n°5, 2012.
SANTOS, Karine dos; NETO, José Machado Moita; SOUSA, Patricia Alves de Abreu e. Química e Educação Ambiental: Uma Experiência no Ensino Superior. Quím. nova esc., v. 36, n. 2, São Paulo, 2014.
SANTOS, Kelly Polyana Pereira et al. Percepção ambiental sobre a degradação dos recursos hídricos na comunidade de pescadores artesanais de Miguel Alves/Brasil. Educação ambiental em ação, n. 59, 2017. ISSN 1678-0701.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS no contexto da educação brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. Belo Horizonte, v.2 n.2 . 2000.
SILVA, Alexandre Fernando da; VIEIRA, Carlos Alexandre. Aspectos da poluição atmosférica: uma reflexão sobre a qualidade do ar nas cidades brasileiras. Rev. Ciência e Sustentabilidade, Juazeiro do Norte, v. 3, n. 1, p. 166-189, jan/jun 2017 I ISSN 2447-4606.
SILVA, Elton Lima da; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação Ambiental em Aulas de Química - Orientações ao Professor. PPGEC-UNB, Brasília, v. 2, 2007.
SILVA, Milena Santos da et al. Educação ambiental no ensino de química: analisando a percepção dos alunos de uma escola pública quanto ao problema do lixo no município de São Vicente do Seridó-PB. 3º encontro norte nordeste de ensino de química, Natal, RN, abril, 2013.
SOARES, Liliane Gadelha da Costa; SALGUEIRO, Alexandra Amorim; GAZINEU, Maria Helena Paranhos. Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos na cidade de Olinda, Pernambuco – um estudo de caso, Revista Ciências & Tecnologia, n. 1. 2007.
SOUZA, Émilin de Jesus Casagrande de; GALATTO, Sérgio Luciano. Análise dos programas de gerenciamento de resíduos sólidos e de educação ambiental em uma cooperativa de distribuição de energia elétrica. R. gest. sust. ambient., Florianópolis, v. 5, n. 2, 2017.
UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2017. Itália, 2018.
VIEIRA, Mauriane Nathalia dos Santos et al. Educação ambiental no ensino de química: contextualização. CONEDU, Paraíba, 2017.
WUILLDA, Aline et al. Educação ambiental no Ensino de Química: Reciclagem de caixas Tetra Pak® na construção de uma tabela periódica interativa. Quím. nova esc., São Paulo, 2017.
ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi; BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental e Compromisso Social: pensamentos e ações. Erechim: Edifapes, 2004.
ZANON, Angela Maria; NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana – MS. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 33, n.3, p. 265-280, set./dez., 2016. ISSN 1517-1256.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista PINDORAMA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.