MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE PRODUTIVIDADE: Um estudo de caso em uma empresa de material de construção na cidade de Serra Talhada-PE
Resumen
Este artigo foi realizado com o objetivo de analisar como a motivação no ambiente de trabalho pode mudar o cenário de uma empresa. A pesquisa foi realizada com os colaboradores de uma empresa no ramo de material de construção de Serra Talhada-PE, a fim de ressaltar a importância que a motivação proporciona no ambiente organizacional e quais mudanças impactam em seu cenário. Mostrando as mudanças em várias esferas que a motivação ou a falta dela traz para o ambiente de trabalho, tanto as melhorias que podem acontecer como também os problemas que a organização pode enfrentar na ausência da motivação da parte de seus colaboradores. Além disso, este artigo ainda traz os fatores que influenciam para que os colaboradores se sintam motivados em exercerem suas funções, como também os fatores contrários, que contribuem para que os mesmos se sintam desmotivados. A partir de tais observações, foi possível constatar que é necessário que haja incentivos motivacionais e que proporcionem maior satisfação para que os colaboradores venham a se sentirem motivados e por consequência venham a produzir mais e melhor. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa de campo de natureza qualitativa.
Citas
ALVES, Luisa Helena Silva. A motivação e o comprometimento com a organização. 2009. Universidade Candido Mendes Instituto, Uberaba-MG, 2009.
BARBARA. Progic: 7 Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente de Trabalho. Disponível em: https://endomarketing.tv/motivar-as-pessoas/. Acesso em: 30 Set. 2020.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas: Transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. 3 ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
COACHING, IBC. A diferença entre motivação intrínseca e extrínseca. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/a-diferenca-entre-motivacao-intrinseca-e-extrinseca/. Acesso em: 14 Out. 2020.
COSTA, Paula Cristina. Motivação no Trabalho. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/motivao-no-trabalho-2/. Acesso em: 08 Ago. 2020.
DECI, E. L. & RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plennum Press, 1985.
FERGUSON, E. D. Motivation: an experimental approach. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1976.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio. 3. ed., revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GYMPASS. Falta de motivação no trabalho: um retrato do mercado brasileiro. Disponível em: https://blog.gympass.com/falta-de-motivacao-no-trabalho-mercado-brasileiro/. Acesso em: 14 Out. 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2005.
RYAN, R.M.; DECI, E.L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, New York, v.25, n.1, p.54-67, 2000.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
STEERS, R.; PORTER, L. W.; RICHARD, M. Motivação. Nova York: McGrawHill, 2003.
VERNON, M. D. Motivação humana. Tradução de L. C. Lucchetti. Petrópolis: Vozes, 1973.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista PINDORAMA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.