MULHERES AFRICANAS E INDÍGENAS, LIDERANÇAS NA SOBERANIA ALIMENTAR E LITERATURA: Ensinos e aprendizagens de possíveis intersecções contra hegemônicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i1.825

Resumen

Trata-se de uma análise de possibilidades de intersecções entre os estudos sobre a presença da mulher negra na literatura, a representação da mulher indígena na sustentabilidade da aldeia e na soberania alimentar dos povos originários. Temas de pesquisa das mestrandas do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia. As autoras dessa proposta intencionam destacar que, nos seus diversos nichos de estudo, pode haver inúmeras possibilidades de desenvolver processos de ensino-aprendizagem escolar, numa perspectiva de resistência nessas e dessas inter-relações, e que estas experiências podem contribuir no combate à invisibilidade feminina nessas atuações. Adota-se o método da pesquisa bibliográfica a partir da abordagem de uma certa “fenomenológico - militância afro e indígena”, numa outra concepção de subjetividade intersecional, a ser tratada melhor posteriormente.

 

Biografía del autor/a

Qelia Dias de Carvalho

Pós-graduanda da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais-PPGER.

Lucicleia Santos Batista Higino

Pós-graduanda da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais-PPGER.

Shirley Ribeiro de Souza Amaro

Pós-graduanda da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, no Programa de Pós-Graduacao Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais-PPGER.

Citas

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

CARVALHO, . D. de; HIGINO, . S. B.; AMARO, . R. de S. MULHERES AFRICANAS E INDÍGENAS, LIDERANÇAS NA SOBERANIA ALIMENTAR E LITERATURA: Ensinos e aprendizagens de possíveis intersecções contra hegemônicas. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 11, n. 1, p. p. 111–127, 2020. DOI: 10.55847/pindorama.v11i1.825. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/825. Acesso em: 22 dic. 2024.