MULHERES NEGRAS: Uma desconstrução ideológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i1.826

Palabras clave:

Intencionalidade, Representação, Mulheres negras

Resumen

O presente artigo objetiva analisar as representações das mulheres negras contidas nos textos “Essa Negra Fulô” de Jorge de Lima, “Outra Nega Fulô”, poema reescrito por Oliveira Silveira e “Mulheres Negras”, interpretada pela cantora Yzalú. Entendendo o posicionamento da mulher negra representada em cada poema, sendo que no primeiro ela é tida como objeto, pois a linguagem e o teor ideológico são voltados para o movimento modernista, já no segundo poema ela é retratada como sujeito, apropriando-se da libertação da voz dos negros, que, anteriormente, era deslegitimada, podendo hoje expor seus pensamentos como sujeito ativo da contemporaneidade. Com base no contexto histórico de cada um, foi possível associá-los com a música, observando como a luta é constante nos dias atuais, incentivando, assim, a desconstrução do discurso discriminatório sobre a mulher negra. Os discursos utilizados para expor as mulheres negras nestes objetos indicam supostamente a necessidade de que outros falem por elas e, a partir da ascensão dos movimentos negros no Brasil, passam a ter sua própria voz na literatura afro-brasileira. Tendo como arcabouço teórico os livros: “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica” (2011), de Eduardo de Assis Duarte e “Crítica sem juízo” (1993) de Luiza Lobo.

Biografía del autor/a

Ananda Isis Barreto Lemos

Discente do Curso de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, Eunápolis, UNEB.

Alessandra Santos Moreno

Discente do Curso de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, Eunápolis, UNEB.

Eliana Souza Santos

Discente do Curso de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, Eunápolis, UNEB.

Lorrainy Reis Brito

Discente do Curso de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, Eunápolis, UNEB.

Norma Paula

Discente do Curso de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, Eunápolis, UNEB.

Gildete Paulo Rocha

Mestra em Letras (UESC). Professora do Colegiado de Letras, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, Eunápolis, UNEB.

Citas

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LOBO, Luiza. Crítica sem juízo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.

Publicado

2020-12-24

Cómo citar

LEMOS, . I. B.; MORENO, . S.; SANTOS, . S.; BRITO, . R.; PAULA, .; ROCHA, . P. MULHERES NEGRAS: Uma desconstrução ideológica. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 11, n. 1, p. p. 128–146, 2020. DOI: 10.55847/pindorama.v11i1.826. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/826. Acesso em: 22 dic. 2024.