DEFASAGENS NOS MÉTODOS SUGERIDOS DE LETRAMENTO CRÍTICO PARA O ENSINO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Matheus Mattielo Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • João Paulo Hergesel Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) http://orcid.org/0000-0002-1145-0467

Palabras clave:

Ensino de Língua Materna, Ensino Fundamental, Ensino Médio, BNCC, Currículo Paulista

Resumen

O objetivo geral desta pesquisa é discutir como o não respaldo das esferas políticas refletem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas estaduais de São Paulo e reafirma as defasagens que prejudicam o letramento crítico dos alunos. A presente pesquisa foi elaborada pelo método científico da revisão bibliográfica. Compõem o corpo teórico: Chartier (2011), sobre a importância da leitura no aprendizado; Pinheiro (2013), sobre as práticas colaborativas e seus recursos via Internet no auxílio da produção textual; Cunha (2012), sobre as perspectivas de políticas públicas para educação; Azevedo e Damaceno (2017) e Lastória e Souza (2019), sobre as formas de abordagem e análises.

Biografía del autor/a

Matheus Mattielo Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Licenciado em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso) e em Pedagogia (Sumaré). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens). Contato: joao.hergesel@puc-campinas.edu.br.

Citas

AZEVEDO; Isabel Cristina Michelan de; DAMACENO, Taysa Mercia dos S. Souza. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, SE, n. 7, p. 83-92, 2017. Disponível em: https://prometeus.revistas.ufs.br/index.php/revec/article/view/6557. Acesso em: 12 dez. 2020.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 dez. 2020.

CHARTIER, Roger. Aprender a Ler, Ler para Aprender. Trad. Leonardo P. Almeida. Leitura em Revista, Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 2, p. 153-162, 2011. Disponível em: https://iiler.pucrio.br/leituraemrevista/index.php/LER/issue/view/15. Acesso em: 12 dez. 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LASTÓRIA, Andréa Coelho; SOUZA, Sonara da Silva de. Programa São Paulo Faz Escola: apontamentos sobre o currículo e a ação docente. Ensino em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 853-870, 2019. Disponível em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/50990. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-11.

PEREIRA; Josiane Alves. Reflexões sobre a abordagem da língua materna na base nacional comum curricular (BNCC). In: RIBEIRO, Kelli da Rosa; NASCIMENTO, Silvana Schwab do (org.). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Língua Portuguesa (e)m debate. Rio Grande, RS: Ed. FURG, 2018. p. 42-52. Disponível em: https://pgling.furg.br/images/BNCC_Lngua-Portuguesa-em-debate.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

PINHEIRO, Petrilson. Práticas colaborativas de escrita via internet: repensando a produção textual na escola. Londrina: Eduel, 2013.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação do estado de São Paulo, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/. Acesso em 12 dez. 2020.

SÃO PAULO (Estado). Formação geral currículo paulista ensino médio. 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/2020/03/formacao-geral-curriculo-paulista-ensino-medio.pdf. Acesso em 12 dez. 2020.

SAVIANI. Dermeval. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34 n. 124, p. 743-760, 2013. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/46. Acesso em: 09 mar. 2020.

Publicado

2023-06-02

Cómo citar

SILVA, . M.; HERGESEL, . P. DEFASAGENS NOS MÉTODOS SUGERIDOS DE LETRAMENTO CRÍTICO PARA O ENSINO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 19, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/839. Acesso em: 3 jul. 2024.