O CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: Um olhar a partir dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.907Palabras clave:
Currículo Integrado, Proeja, Saberes DocentesResumen
Apesar de diversas pesquisas educacionais apontarem a importância do Currículo Integrado (CI) para a formação de sujeitos omnilaterais, ainda existe descontinuidade entre o que se ensina e o que se pretende formar com o currículo integrado. Buscando caminhos para a superação dessas dualidades presentes na formação de Jovens e Adultos, estudantes de cursos PROEJA, desenvolveu-se essa pesquisa, realizada de maneira qualitativa com os professores de Ciências da Natureza, com o intuito de investigar possíveis caminhos para a implementação do Currículo Integrado em cursos de PROEJA, tentando identificar e entender seus processos formativos e de educação continuada, além de compreender e explicar os limites e reflexões desses professores e de seus processos dentro do CI. Os dados provenientes das análises dos documentos sobre CI Proeja foram categorizados seguindo o sistema de codificação proposto por Bogdan e Biklen (2006). Para isso, foram entrevistados 3 professores que trabalham com Ciências da Natureza no Instituto Federal Farroupilha na modalidade PROEJA: docentes de Química, Física e Biologia. Entendemos que o tempo-espaço da sala de aula constitui o âmago da implementação desse currículo e esse entendimento pode direcionar à percepção do conjunto de diferenças que dele fazem parte e assim contribuir para a sua efetiva aplicação.
Palavras-chave: Currículo Integrado. Proeja. Saberes Docentes.
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