ORGANIZAR O ENSINO, INSTRUIR E CIVILIZAR A NAÇÃO: Debates político-educacionais na imprensa da Bahia
Palabras clave:
História da Educação. Organização do ensino. Debates políticos. Imprensa. Bahia.Resumen
O objetivo consiste em analisar os discursos educacionais circulados, a partir das fontes noticiadas pela imprensa baiana e presente nos relatórios oficiais da Bahia. Para a realização da pesquisa documental, o caminho de investigação traçado se deu pelo levantamento de dados localizados no acervo consultado na Fundação Biblioteca Nacional. A investigação se deu através da análise dos discursos Foucault – como categoria de análise – travados por políticos, intelectuais, professores e a sociedade civil, tendo a imprensa como instrumento fecundo para a coleta de dados por ser considerada espaço estratégico de convencimento e persuasão, bem como um espaço político, de poder e de consolidação de círculos intelectualizados. A pesquisa direcionada tratou do movimento inicial da organização do ensino popular na Bahia, verificando o seu desdobramento como um dispositivo parte do projeto civilizatório idealizado no contexto Republicano.
Citas
ALMEIDA, C.B. Um paíz de poucas lettras? Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na “Cidade Maravilhosa” (1900-1922). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2018.
ASSIS, R.M. A leitura e a Imprensa como estratégia para reforma dos costumes: iniciativas de D. Antônio Ferreira Viçoso nas Minas Gerais do século XIX. In.:__. Cultura e História da Educação: intelectuais, legislação, cultura escolar e imprensa. Juiz de Fora, Ed. UFJF, 2009, 145-156.
BAHIA. Relatórios do Conselho Interino (BA), 1851-1887. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=130605&pesq=&pagfis=0 . Acesso em: 10 mai. 2021.
BAHIA. Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros (BA), de 1889 a 1920. Disponível: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720887x&pesq=&pagfis=1 . Acesso em: 15 mai. 2021.
BOTO, C. A Liturgia Escolar na Idade Moderna. Ed.1, Campinas São Paulo, Papirus, 2017.
BRANDÃO, I. B.S. JARDIM, T. S. Breve Histórico da imprensa no Brasil. Revista Eletrônica de Relações Internacionais do Centro Universitário UNIEURO, p.131-171, n.14, Brasília, 2014.
BURKE, M.L.G.P. A Imprensa pedagógica como uma empresa educativa no século XIX. Faculdade de Educação, USP, Cad. Pesq. N.104, Jul.1998, p. 144-161.
CAMPOS, R. D. No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 45-70, Ed. 12, v.28, 2012.
CARVALHO, J.M. A formação das Almas: O imaginário da República do Brasil, Ed.2, São Paulo, Companhia das Letras, 2017.
CHARTIER, R. A força das Representações: história e Ficção. João Cezar de Castro Rocha (Org.) Chapecó, SC: Argos, 2011.
DINIZ, J.P. Uma breve trajetória da imprensa no Recôncavo da Bahia durante o século XIX. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia. Fortaleza- Ceará, 2009.
FARIA FILHO, L.M. Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade. Cad.Pesq., v. 1, n. 103, p. 136-149, mar. 1998.
FARIA FILHO, L.M. Dos Pardieiros aos Palácios: Forma e cultura escolar em Belo Horizonte (1906/1918). Ed. 2, Uberlândia: EDUFU, 2014.
FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
MICELI, S. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NUNES. A.A. A Tentativa de Universalização do Ensino Básico na Bahia com a Proclamação da República. Revista da FACED-UFBA, n.5, 2001.
O Crepúsculo: Periodico Instructivo e Moral (BA), 1845. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/812897/109 . Acesso em: 01 abr. 2021.
O Pequeno Jornal (BA), 1890. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/703842/78 . Acesso em: 05 abr. 2021.
PINHEIRO, M.L.U. Imprensa e cultura letrada no Amazonas, 1889-1930 – XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH – Fortaleza, 2009.
SCHUELER, A.; MAGALD, A.M.M. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. tempo, 2009, v. 13, p. 43-66.
Semanário Cívico (BA) 1821-1823. 1921. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/702870/129 . Acesso em 10 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista PINDORAMA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.