PRÁTICAS EDUCATIVAS E CURRICULARES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Autores

  • Givanilton de Araújo Barbosa

Palavras-chave:

História da Sociologia no Brasil. Ensino. Disciplina de Sociologia. Currículo. Educação.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo em fase inicial e tem por objetivo principal investigar a história da institucionalização do ensino de Sociologia no Brasil. Como parte dos objetivos específicos, pretende pesquisar os primeiros estudos de Sociologia no território brasileiro; identificar os primeiros centros de estudos constituídos no Brasil que abordavam estudos de Sociologia; realizar aproximações sobre trajetórias de estudiosos que contribuíram para a inserção da Sociologia enquanto disciplina nos espaços de formação de professores, nas primeiras universidades e na educação escolar brasileira; e mapear as práticas curriculares contemporâneas quanto ao ensino de Sociologia da educação básica e suas reformas curriculares atuais. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem como abordagem metodológica a seleção bibliográfica de Sociologia no Brasil e sua revisão teórica. Além disso, investiga a trajetória de dois estudiosos e suas contribuições para a fundação de uma Sociologia do Brasil, como Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes; e considera elementos da legislação da Educação Brasileira para o Ensino de Sociologia. Em um primeiro momento, esta investigação aponta que a institucionalização da Sociologia no Brasil seguiu a concepção de desenvolvimento nacional pensando nos aspectos econômicos, políticos e sociais, onde as visões sociológicas adotadas e implantadas visavam à inserção do trato científico da formação da sociedade brasileira. Os elementos identificados resultaram em uma Sociologia do Brasil, e um campo teórico científico preocupado com o desenvolvimento nacional.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

BARBOSA, . de A. PRÁTICAS EDUCATIVAS E CURRICULARES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 52–68, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1186. Acesso em: 22 dez. 2024.