Identificação dos compostos da arruda através de cromatografia e uso do amostrador Headspace

Autores

  • Rodrigo Gallotti Lima Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS). Professor e Coordenador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v4i04.406

Resumo

A presente pesquisa utiliza a Arruda (Ruta graveolens L.), erva bastante utilizada para fins terapêuticos. O objetivo desta pesquisa é otimizar a extração dos Compostos Orgânicos Voláteis (COV´s) da Ruta graveolens L. utilizando a técnica do headspace, afim de melhor identificar os COV´s da erva através da cromatografia gasosa e espectrometria de massas. Para tal, como método de extração, escolheu-se o headspace utilizando um cromatógrafo a gás acoplado a um espectrômetro de massas como técnicas de detecção e identificação respectivamente. A condição que promoveu a melhor identificação dos componentes contemplando boa resolução, separação e intensidade de sinal obtidos nos cromatogramas foi encontrada utilizando 3g de folhas colocadas em frascos de headspace de 20 ml, juntamente com 5 ml de água e 1,5 gramas de NaCl, prensadas e maceradas e submetidos à aquecimento na temperatura de 60°C durante 23 minutos, para posterior análise cromatográfica. Após realização da análise cromatográfica, fez-se a detecção e identificação dos compostos mediante uso de biblioteca considerando como valor mínimo 90% de similaridade, resultando na presença de ésteres, aldeídos, cetonas, alcoóis, aminas além de mono terpenos cíclicos, perfazendo um total de dezessete compostos identificados que são utilizados para diversos fins tais como fabricação de produtos cosméticos, confecção de odores artificiais, solvente de resinas, pigmentos, tintas, na fabricação de adesivos, tratamento da hiperplasia benigna prostática etc.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

LIMA, . G. Identificação dos compostos da arruda através de cromatografia e uso do amostrador Headspace. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 4, n. 04, p. 10, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v4i04.406. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/406. Acesso em: 18 abr. 2024.