DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Renan Nunes Aguiar Universidade de Franca

Palavras-chave:

Ciência da religião, Ensino religioso, Escola pública, Laicidade

Resumo

O ensino religioso é empregado nas escolas públicas com um modelo de exposição a todas as doutrinas, da história, das práticas e as dimensões sociais de todas as diferentes religiões, sem nenhuma tomada de partido por parte dos professores. Essa ciência visa à capacitação e formação, possuindo uma compreensão sistemática, ampla e principalmente crítica do Ensino Religioso, com diretrizes de uma perspectiva de uma educação para uma cultura de paz, realizando um diálogo entre as religiões, tendo a contribuição para que os estudantes possuam um discernimento e conhecimentos referentes aos fenômenos religiosos, estabelecendo interfaces com diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo é verificar como o ensino religioso esta sendo empregado nas escolas públicas. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada no período de 2016 a 2020, com a busca de artigos científicos nos bancos de dados da Scielo, Lilacs e PubMed, com o uso intercalado dos descritores científicos “ensino religioso e escolas públicas”. Foram encontrados 35 artigos, sendo que 29 desses foram excluídos pelo fato de não abordar a ciência da religião. Portanto a quantidade de artigos utilizados nesta revisão literária foram seis. Pode-se concluir que o ensino religioso enfrenta diversas barreiras na sua implementação no ensino médio, podendo apresentar como um divisor de aguas, pois leva o aluno a pensar em todas as religiões e respeitando todas mesmo se tal religião não for a sua.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

AGUIAR, . N. DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 11, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/868. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão