ENTRE O DISCURSO E O CURRÍCULO: A questão de gênero e sexualidade no curso de Ciências Sociais da UESC

Autores

  • José Carlos Gomes de Campos UNIMONTES
  • Gabriela Santos Schiavon UESC/DISCENTE
  • Roque Pinto Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil

Palavras-chave:

Currículo, Discurso, Saber-Poder

Resumo

As universidades são espaços de produção de conhecimento onde os discursos e os saberes se manifestam e influenciam as construções identitárias de cada indivíduo. O presente trabalho pretende apresentar de que forma o currículo atua como instrumento de controle e de formação discursiva, analisando também como essas marcações reverberam no currículo do curso de ciências sociais da UESC a partir das discussões de gênero e sexualidade. No primeiro momento, indicamos como se dispõem as áreas de estudo e as disciplinas no PAC do curso de ciências sociais da UESC, identificando qual disciplina sobre gênero e sexualidade presente no currículo. Após, estabelecemos como as marcações de saber/poder se relacionam com a constituição dos currículos acadêmicos. Por fim, realizamos uma análise a respeito do PAC do curso de ciências sociais da UESC, a fim de compreender os processos de formações discursivas dentro do curso, trazendo o recorte das temáticas de gênero e sexualidade. Em seguida à análise, percebemos como as interdições do discurso estão presentes na construção do currículo do curso de ciências sociais, onde as temáticas de gênero e sexualidade se esbarram no tabu do objeto e encontram resistências para a elaboração de disciplinas a respeito das temáticas, ao tempo de que também se esbarram no ritual da circunstância em que as próprias condições institucionais levam ao tabu do objeto, como também a permanência do direito privilegiado de fala aos indivíduos e instituições cis-héteros, brancos, patriarcais e cristãs.

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Publicado

2022-06-09

Como Citar

CAMPOS , . C. G. de .; SANTOS SCHIAVON, . .; PINTO , . . ENTRE O DISCURSO E O CURRÍCULO: A questão de gênero e sexualidade no curso de Ciências Sociais da UESC. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 12, 2022. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/972. Acesso em: 3 jul. 2024.