TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: Relatando uma experiência exitosa no processo de Alfabetização e Letramento

Autores

  • Ivaneide Gonçalves de Brito Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

Tecnologias, Mídias, Aprendizagem escolar, Alfabetização, Letramento

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência, a partir do uso de tecnologias e mídias em sala de aula. O objetivo é verificar a contribuição dessas ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem escolar de crianças em fase de alfabetização, através da inserção dessas crianças em práticas diversificadas de letramento. É uma pesquisa pedagógica de caráter qualitativo, cujo método utilizado foi o indutivo. Fundamenta-se, principalmente, nas ideias de Armstrong e Casement (2001), Borges Neto (1999), Leite (1993), Moran (2004, 2007) e Valente (1993). Salienta-se, como resultado, que o uso de tecnologias e mídias contribui positivamente para a aprendizagem do aluno, por viabilizar a prática leitora e promover o conhecimento linguístico.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Editora Pioneira, 1998.

ARMSTRONG, A.; CASEMENT, C. A criança e a máquina: como os computadores colocam a educação de nossos filhos em risco. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática: coleção tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 1, n. 27, 1999, p. 135-138.

CARMO, J. G. B. Pesquisa Pedagógica. Educação e Literatura, 2011. Disponível em: http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20202.htm. Acesso em: 26 out. 2019.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

LEITE, S. A. S. Alfabetização escolar: repensando uma prática. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 1, n. 3, p. 85-95, dez. 1993. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1993000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 jun. 2020.

LOPES, J. J. A introdução da informática no ambiente escolar. São Paulo: UNESP, 2002.

MORAN, J. M. Desafios na comunicação pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 162-166.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 245-253.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

GONÇALVES DE BRITO, . TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: Relatando uma experiência exitosa no processo de Alfabetização e Letramento. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 13, n. 2, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/979. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência