Vivências no Programa Residência Pedagógica núcleo Pedagogia: uma educação para as relações

Autores/as

  • Qeise de Deus da Hora Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55847/artifices.v3i1.993

Palabras clave:

Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação

Resumen

​Este texto tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) núcleo de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, em parceria com uma escola da educação básica. O programa despontou como uma possibilidade para trilhar caminhos formativos em uma epistemologia de educação para as relações, considerando a heterogeneidade e a complexidade do indivíduo, fomentando práticas educacionais que o desenvolvam integralmente e favoreçam aprendizagens alicerçadas nas relações do sujeito com o conhecimento, com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Em virtude da pandemia mundial causada pela Covid-19, a execução do programa foi desafiadora. O distanciamento social necessário para a preservação da vida ocasionou o fechamento das escolas, resultando na participação majoritariamente de forma remota com a utilização das plataformas digitais para estudos, planejamentos e atividades. Dentre as atividades realizadas, a escolhida para este relato é a videoaula realizada para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. O vídeo contém a contação da história do livro intitulado Não Confunda da autora Eva Furnari, publicado no ano de 2011 e orientações para a realização de uma atividade para ser transformada em um livro da turma. O planejamento e desenvolvimento de atividades como essas são de grande relevância para a formação docente inicial, pois permite construir saberes que fogem da transferência de conteúdos, colocando o/a aluno/a como sujeito ativo, que produz e compartilha conhecimentos. Sendo assim, o programa proporcionou o rompimento com estruturas da educação tradicional, permitindo-nos vivenciar a formação como processo e itinerário.

Publicado

2023-07-11