Vivências no Programa Residência Pedagógica núcleo Pedagogia: uma educação para as relações
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v3i1.993Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Formação Docente, EducaçãoResumo
Este texto tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) núcleo de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, em parceria com uma escola da educação básica. O programa despontou como uma possibilidade para trilhar caminhos formativos em uma epistemologia de educação para as relações, considerando a heterogeneidade e a complexidade do indivíduo, fomentando práticas educacionais que o desenvolvam integralmente e favoreçam aprendizagens alicerçadas nas relações do sujeito com o conhecimento, com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Em virtude da pandemia mundial causada pela Covid-19, a execução do programa foi desafiadora. O distanciamento social necessário para a preservação da vida ocasionou o fechamento das escolas, resultando na participação majoritariamente de forma remota com a utilização das plataformas digitais para estudos, planejamentos e atividades. Dentre as atividades realizadas, a escolhida para este relato é a videoaula realizada para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. O vídeo contém a contação da história do livro intitulado Não Confunda da autora Eva Furnari, publicado no ano de 2011 e orientações para a realização de uma atividade para ser transformada em um livro da turma. O planejamento e desenvolvimento de atividades como essas são de grande relevância para a formação docente inicial, pois permite construir saberes que fogem da transferência de conteúdos, colocando o/a aluno/a como sujeito ativo, que produz e compartilha conhecimentos. Sendo assim, o programa proporcionou o rompimento com estruturas da educação tradicional, permitindo-nos vivenciar a formação como processo e itinerário.Downloads
Publicado
2023-07-11
Edição
Seção
Dossiê
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