Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve estar escrito segundo as regras da ABNT: NBR 6021 - publicação periódica; NBR 6022 - artigos; NBR 6028 - resumo; NBR 10520 - citações; NBR 6023 - referências e NBR 6032 - abreviação de títulos de periódicos;
  • Os artigos podem ser redigidos nos idiomas português ou espanhol e deverão conter um resumo no idioma da redação e em inglês. As produções livres também podem ser redigidas nos idiomas português ou espanhol.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, margens superior e inferior 2,0; direita e esquerda 3,0;
  • Os artigos deverão ter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas; as resenhas deverão ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas; as entrevistas deverão ter no mínimo 5 e no máximo 8 páginas; os relatos de experiência deverão ter no mínimo 6 e no máximo 12 páginas; os materiais de apoio pedagógico deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas;
  • A primeira página deve incluir o título, somente a 1a letra em maiúscula (e de nomes próprios), em negrito, fonte 14, e, caso haja subtítulo, usar fonte 12; o nome do autor e dos coautores não devem constar no artigo, mas informados na submissão, bem como o e-mail e a filiação institucional (no máximo três autores);
  • Caso o trabalho faça parte de pesquisa de pós-graduação ou bolsa de pesquisa, o nome do orientador e a agência de financiamento devem constar, obrigatoriamente, em nota de rodapé;
  • Resumo em letra Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, contendo no máximo 250 palavras; 3 três palavras-chave separadas por ponto final e espaço, cada palavra inicia em maiúsculas; Abstract e keywords devem seguir as mesmas orientações;
  • Fonte dos subtítulos ao longo do texto – negrito, 12;
  • As figuras, mapas e tabelas devem ser ordenadas numericamente e inseridas no próprio texto, segundo normas da ABNT; a inserção das imagens seguem as normas NBR 14724 e também enviadas separadamente para o uso no processo de diagramação do artigo;
  • A inserção das tabelas segue as normas de apresentação tabular;
  • Numeração de página centralizada na borda inferior da página, em algarismos arábicos;
  • Notas de texto devem ser colocadas, de forma numerada, no rodapé da página;
  • As citações devem seguir a NBR 6023;
  • A lista das referências deve aparecer ao final do texto, segundo NBR 6023. Constar na lista somente os autores e conteúdos citados no texto.

Diretrizes para Autores

Política Editorial

A Revista Artífices: Revista Acadêmica em Humanidades é um periódico interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Trata-se de um veículo eletrônico de registro e divulgação do conhecimento que tem por objetivo publicar trabalhos inéditos e estruturados como: artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiência e materiais de apoio pedagógico que expressem pesquisas teóricas e práticas envolvendo temáticas da educação, do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

Com periodicidade anual, a Revista aceita somente colaborações inéditas e que possam ser acolhidas em uma de suas seções:

1. Dossiê: artigos tratando de uma temática específica determinada pela comissão editorial;

2. Artigos: focalizando educação, trabalho, tecnologia, ciência e/ou cultura;

3. Livre: produções livres (ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiência, material de apoio pedagógico, etc.) e que não componham a seções anteriores, mas focalizando temas como educação, trabalho, tecnologia, ciência e/ou cultura.

(Clique aqui para modelo da publicação).

Dossiê

  Seção dossiê é composta por artigos que tratam de uma temática específica e que foi selecionado por chamada de publicação.

Artigos

Seção Artigos é composta por artigos submetidos através de fluxo contínuo.

Livre

Seção livre é composta por produções livres (ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiência, material de apoio pedagógico, etc.) e que não componham a seções anteriores, mas focalizando temas como educação, trabalho, tecnologia, ciência e/ou cultura.

Entrevistas

Seção Entrevistas é composta pela interlocução com especialistas convidados a refletir sobre questões previamente definidas pela Comissão Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.