A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE

DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E LIVRE

Authors

  • Carolina Orlando Bastos
  • Deivid de Carvalho Junior
  • Maria Eduarda Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.55847/artifices.v2i2.951

Keywords:

educação libertadora; dialogicidade; vivências de conteúdos.

Abstract

Esse trabalho pretende apresentar uma perspectiva a respeito da educação brasileira a partir de conceitos chave que estão presentes no pensamento do brasileiro Paulo Freire; além de propor a valorização do ensino de filosofia em todos os níveis de escolarização, entendendo-a como essencial para a valorização e o desenvolvimento das escolas públicas, gratuitas e de qualidade. O mesmo possui o objetivo de fazer seus leitores e leitoras refletirem criticamente sobre a educação que se tem na contemporaneidade e a que se almeja alcançar. Para isso, o método será estritamente bibliográfico com relatos de experiências desenvolvidas a partir do projeto de extensão elaborado no CEFET/ RJ, campi Valença. Esse que surgiu em um momento pandêmico de 2020 com fortes questionamentos, mas que resultou em encontros prazerosos para a discussão dos diferentes temas. Conclui-se, a necessidade da aproximação educando-educador e do conteúdo das disciplinas fazerem parte da vivência dos envolvidos no processo.

Published

2021-12-21