Contribuições das humanidades para pensar a diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica
Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica. LGBTQIA . Diversidade sexual e de gênero.Resumen
Compreendendo que a cisheteronormatividade ainda faz parte do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este artigo realiza uma revisão sistemática de literatura para entender como a diversidade sexual e de gênero tem sido abordada na produção acadêmica da área. Foram analisados 24 artigos extraídos do Portal de Periódicos CAPES, do Oasisbr e do Google Acadêmico. O trabalho destaca que estudiosas e estudiosos com formação nas humanidades e atuação em instituições de EPT são os principais responsáveis por essas pesquisas. Tratando-se de um campo de pesquisa relativamente recente, predominam os estudos exploratórios e descritivos. As bases teórico-metodológicas que se destacam são oriundas da história, filosofia, antropologia e psicologia, sendo mobilizadas para examinar percepções da comunidade escolar, legislações e políticas institucionais, iniciativas e a própria produção acadêmica. O artigo conclui reforçando a importância de reconhecer a presença e as contribuições da comunidade LGBTQIAPN+ na EPT, além da necessidade de promover e proteger seus direitos.
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