A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Roberta Melo de Andrade Abreu

DOI:

https://doi.org/10.55847/artifices.v1i1.795

Palabras clave:

Formação de professores, Contemporaneidade, Profissionalização

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir o processo de profissionalização docente e os impactos das políticas públicas contemporâneas nesse percurso formativo. Para tal, foram estabelecidas três categorias teóricas, a saber: reflexões sobre a contemporaneidade, compreendendo a mesma como um estado de constantes mudanças provocadas pelos múltiplos arranjos sociais, sua complexidade, inacabamento e infinita crise. A profissionalização docente, que reflete essas características por estar contida nessa realidade e é compreendida como um movimento carregado de ideologias quando se apresenta segundo várias perspectivas do ser professor. Políticas contemporâneas e (des)profissionalização docente, que agem no sucateamento do campo de trabalho e no apagamento e função social do professor. Conclui-se que há um grande desgaste social e emocional dos professores que lutam contra as poderosas forças do capital. As políticas públicas pontuadas nesse texto – juntamente com outras – associam-se a um movimento mundial de privatização da educação pública que, atualmente, é considerada a principal alternativa na resolução dos problemas nesse campo, retirando autonomia gestora e gerando grandes impactos no trabalho dos professores. Portanto, a lógica é de um sistemático sucateamento das instituições e dos seus serviços em conjunto com o movimento de desprofissionalização.

Publicado

2020-12-14