TOMÁS DE AQUINO E AS RAZÕES PARA SE CRER NA EXISTÊNCIA DE DEUS
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v2i2.941Palavras-chave:
Tomás de Aquino, Suma Teológica, Cinco ViasResumo
Este artigo objetiva compreender como Tomás de Aquino apresenta caminhos para comprovar de forma racional a existência de Deus. Para tanto, identifica-se contribuições da perspectiva tomista para os estudos filosóficos, aponta-se motivos pelos quais a demonstração racional da existência de Deus era importante à uma teologia natural, e explica-se os cinco caminhos propostos. Trata-se de investigação qualitativa, com revisão da leitura, de modo descritivo e interpretativo. Resulta-se que para o filósofo a compreensão da existência de Deus se dá pelo homem através do conhecimento organizado, capaz de refletir sobre a ordem própria da natureza, sendo a metafísica a regente das demais ciências, pois considera-se as causas primeiras de todas as coisas. Conclui-se que o filósofo desenvolve seu discurso filosófico no sentido de comprovar racionalmente a existência de Deus, pois o homem apenas pode conhecer algo das razões eternas quando tem conhecimento das coisas materiais, e o contrário, de igual forma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acadêmica em Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional