APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM DIAGNÓSTICO SOBRE FATORES SOCIOECONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i7.643Palavras-chave:
Matemática, Aprendizagem, Fatores SocioeconômicosResumo
Esse artigo apresenta um diagnótico sobre fatores socioeconômicos que podem interferir no contexto educacional, referente ao aprendizado de matemática de alunos do 1º ano do Ensino Médio. O problema científico investigado é: quais fatores socioeconômicos interferem na pouca aprendizagem de matemática? Essa questão partiu dos resultados pouco satisfatírios do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2017, e do Sistema Paraense de Avaliação da Educacional (SISPAE), em 2018, a respeito da aprendizagem em matemática dos alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais. Diante dessa questão, houve a necessidade de compreender que fatores interferem na pouca aprendizagem de matemática dos mesmos, dessa forma, embora haja fatores de inúmeras naturezas, investigou-se somente os socioeconômicos. Este foi o direcionamento, com a qual esse trabalho orientou-se para realizar esta pesquisa, cujo objetivo foi realizar um diagnóstico fatores socioeconômicos que podem interferir no aprendizado de matemática de alunos do 1º ano do Ensino Médio. Esse trabalho trata de uma pesquisa diagnostica, de abordagem mista (quanti-qualitativa) a qual utilizou importantes referências como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2018), IDEB (2005-2017) e SISPAE (2018) e outras referências que possibilitaram o entendimento maior sobre a análise dos dados. Diante dos resultados obtidos, notamos que a maioria dos discentes da amostra não tinham ninguém para ajudar nas tarefas de matemática, algo que pode estar relacionado a inserção de seus pais no mercado de trabalho, devido a formação da maioria deles ser de nívelvel médio.
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