MATRÍCULA DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS ENTRE 2014 E 2017

Autores

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Márcia Duarte Galvani Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i7.645

Palavras-chave:

Educação Especial. Política educacional. Indicadores educacionais.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a implementação da política nacional de educação especial no município de Manaus, considerando alguns indicadores de matrícula de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) entre 2014 e 2017. Trata-se de um estudo documental realizado em documentos e dados estatísticos da Secretaria Municipal de Educação. Como resultados, observou-se nos últimos anos um crescimento do quantitativo de estudantes público-alvo da educação especial. Os resultados apontam uma reestruturação da política de Educação Especial no sentido de apresentação de diretrizes para a matrícula desses estudantes, para a proposição de serviços especializados. Constatou-se nos últimos anos a predominância da matrícula de estudantes com deficiência intelectual no Sistema Municipal de Ensino e pouca incidência de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Espera-se que com esse estudo possa-se propor redimensionamento e avaliação das políticas educacionais para a promoção de respostas às necessidades dos estudantes PAEE matriculados na rede pública municipal de ensino. 

Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2014) e Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente é doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Representante da categoria técnico-administrativa no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Editor-Chefe do periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e Legislação educacional.

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

raduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Atualmente, é professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, adaptação e acomodação do currículo escolar, prática pedagógica e formação de professores

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos