MATRÍCULA DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS ENTRE 2014 E 2017
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i7.645Palavras-chave:
Educação Especial. Política educacional. Indicadores educacionais.Resumo
O presente estudo objetivou analisar a implementação da política nacional de educação especial no município de Manaus, considerando alguns indicadores de matrícula de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) entre 2014 e 2017. Trata-se de um estudo documental realizado em documentos e dados estatísticos da Secretaria Municipal de Educação. Como resultados, observou-se nos últimos anos um crescimento do quantitativo de estudantes público-alvo da educação especial. Os resultados apontam uma reestruturação da política de Educação Especial no sentido de apresentação de diretrizes para a matrícula desses estudantes, para a proposição de serviços especializados. Constatou-se nos últimos anos a predominância da matrícula de estudantes com deficiência intelectual no Sistema Municipal de Ensino e pouca incidência de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Espera-se que com esse estudo possa-se propor redimensionamento e avaliação das políticas educacionais para a promoção de respostas às necessidades dos estudantes PAEE matriculados na rede pública municipal de ensino.
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