INTERFACES ENTRE A TEORIA COGNITIVISTA E O PROJETO INTEGRADOR DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IF BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i7.649Palavras-chave:
Cognitivismo. Educação Profissional e Tecnológica. Práxis Docente. Teorias da AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo identificar quais são as contribuições da teoria cognitivista para a educação profissional e tecnológica, tendo como base a práxis do projeto integrador do curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O referido projeto integrador tem natureza multidisciplinar e faz parte da matriz curricular do curso Técnico em Administração, integrando diversas áreas do conhecimento, através de uma ação educativa constituída pela seleção de saberes construídos pela sociedade. Para alcançar o objetivo pretendido, o texto dialoga com os principais autores da teoria cognitivista: David Ausubel, Jerome Bruner e Howard Gardner. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é classificada como exploratória, pois busca reunir dados, informações e ideias sobre as relações da teoria cognitivista e a práxis do projeto integrador aplicado a educação profissional e tecnológica, a fim de substanciar pesquisas futuras. Como resultado constatou-se que a metodologia do Projeto Integrador é uma oportunidade para que os sujeitos em fase de desenvolvimento cognitivo, a partir de novos conhecimentos e descobertas de habilidades possam ressignificar a sua realidade. Observa-se também que, a participação dos docentes no projeto proporciona refletir as metodologias adotadas em sala de aula, na tentativa de conhecer o perfil dos alunos, renovando assim, o processo ensino aprendizagem.
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