DIFICULDADES EM ENSINAR EVOLUÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA TEORIA DOS SISTEMAS
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i7.683Palavras-chave:
Escola, Religião, Alfabetização científica, Pensamento evolutivoResumo
O ensino de ciências tem como principal função formar um cidadão capaz de se posicionar frente às mudanças que ocorrem na sociedade, sendo sujeito ativo e capaz de tomar decisões que mudem a sua realidade. No entanto, esse processo pode ser extremamente difícil diante do choque entre o conhecimento científico e conhecimentos prévios. Dessa maneira, o ensino do tema evolução se torna tão complexo quanto o próprio tema, e essa dificuldade está associada a fatores históricos, sociais, políticos, culturais e conceituais, os quais, muitas vezes, dificultam a construção de modelos educacionais eficientes. Neste artigo buscamos analisar as dificuldades do ensino do tema evolução a partir de uma ótica sistêmica, levando em consideração os diferentes pontos de vista que permeiam a temática.
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Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).