DIFICULDADES EM ENSINAR EVOLUÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA TEORIA DOS SISTEMAS

Autores

  • Arielson dos Santos Protázio Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Airan dos Santos Protázio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • VINÍCIUS BRITO LIMA Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i7.683

Palavras-chave:

Escola, Religião, Alfabetização científica, Pensamento evolutivo

Resumo

O ensino de ciências tem como principal função formar um cidadão capaz de se posicionar frente às mudanças que ocorrem na sociedade, sendo sujeito ativo e capaz de tomar decisões que mudem a sua realidade. No entanto, esse processo pode ser extremamente difícil diante do choque entre o conhecimento científico e conhecimentos prévios. Dessa maneira, o ensino do tema evolução se torna tão complexo quanto o próprio tema, e essa dificuldade está associada a fatores históricos, sociais, políticos, culturais e conceituais, os quais, muitas vezes, dificultam a construção de modelos educacionais eficientes. Neste artigo buscamos analisar as dificuldades do ensino do tema evolução a partir de uma ótica sistêmica, levando em consideração os diferentes pontos de vista que permeiam a temática.

Biografia do Autor

Airan dos Santos Protázio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas (UNEB), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UESC), Especialista em Biologia Celular (UEFS), Mestre em Zoologia (UEFS) e Doutorando em Biodiversidade e Evolução (UFBA).

VINÍCIUS BRITO LIMA, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Licenciado em Biologia (UESB) e Mestre em Zoologia (UESC).

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Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos