AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE DISTANCIAM O ALUNO DO MONITOR NOS CURSOS DE QUÍMICA DO IFSP-SUZANO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.734Palavras-chave:
Monitoria. Aluno-monitor. Ensino-aprendizagem.Resumo
A monitoria tem como objetivo auxiliar os alunos que apresentam dificuldade para entender os conteúdos presentes em uma determinada disciplina. Apesar dos benefícios dessa ferramenta, muitos alunos não a utilizam em seu processo de aprendizagem. Este estudo busca identificar os principais fatores que dificultam a procura pelo monitor por parte dos alunos. A análise foi desenvolvida através de uma pesquisa realizada pela aplicação de um questionário a 22 alunos dos cursos de Processos Industriais Químicos e Química Industrial que participaram das disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Agitação, Mistura e Manuseio de Sólidos e Balanços de Massa e Energia. Os resultados demonstraram que a falta de disponibilidade de horário dos alunos e a falta de conhecimento sobre a monitoria foram fatores determinantes para que a monitoria fosse subaproveitada. É necessário pensar em formas de oferta alternativas e flexíveis e realizar sua divulgação de forma contínua e eficiente, permitindo o reconhecimento do monitor pelos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).