A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA PARA A APRENDIZAGEM E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Resumo
A partir de revisão de literatura, foram analisadas questões referentes à relação família-escola, enfocando a importância, os entraves e as expectativas dos envolvidos nessa parceria. Apresentouse os vários arranjos familiares da atualidade, enfatizando o que é de responsabilidade da família e o que é da escola, culminando com a interdependência existente entre estas duas nstituições, a influência da família na aprendizagem do filho/aluno e as alternativas para que a comunidade participe de forma efetiva no ambiente escolar. São apresentados relatos que demonstram o desempenho da escola na realização de atividades que a aproxima da família e o ponto de vista dos atores desse processo: os pais, o filho/aluno e os profissionais da educação. Verificou-se, a partir deste estudo, que a relação família e escola demonstra uma tomada de consciência, além de ser também um ato político que estimula a cidadania. Desvenda-se então uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, como o baixo rendimento escolar dos filhos, a ação da escola na orientação dos pais de como educá-los, e a omissão dos mesmos na realização das atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. A tuação do psicopedagogo, de maneira preventiva, assessorando e esclarecendo a escola sobre os diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, analisando os fatores que favorecem, mediam ou prejudicam um bom aprendizado. Em síntese, há atualmente uma necessidade de se elaborar novos debates sobre o tema e formular propostas que contribuam eficazmente para o reconhecimento e valoração dos pontos positivos concernentes ao processo educativo.
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