A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA PARA A APRENDIZAGEM E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Elizabeth Magri Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena
  • Andréia de Oliveira Vicente Instituto de Gestão Educacional Signorelli
  • Aurora Maria Borges Ferreira Instituto de Gestão Educacional Signorelli
  • Marcus Vinicius Magri Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena

Resumo

A partir de revisão de literatura, foram analisadas questões referentes à relação família-escola, enfocando a importância, os entraves e as expectativas dos envolvidos nessa parceria. Apresentouse os vários arranjos familiares da atualidade, enfatizando o que é de responsabilidade da família e o que é da escola, culminando com a interdependência existente entre estas duas nstituições, a influência da família na aprendizagem do filho/aluno e as alternativas para que a comunidade participe de forma efetiva no ambiente escolar. São apresentados relatos que demonstram o desempenho da escola na realização de atividades que a aproxima da família e o ponto de vista dos atores desse processo: os pais, o filho/aluno e os profissionais da educação. Verificou-se, a partir deste estudo, que a relação família e escola demonstra uma tomada de consciência, além de ser também um ato político que estimula a cidadania. Desvenda-se então uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, como o baixo rendimento escolar dos filhos, a ação da escola na orientação dos pais de como educá-los, e a omissão dos mesmos na realização das atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. A tuação do psicopedagogo, de maneira preventiva, assessorando e esclarecendo a escola sobre os diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem, analisando os fatores que favorecem, mediam ou prejudicam um bom aprendizado. Em síntese, há atualmente uma necessidade de se elaborar novos debates sobre o tema e formular propostas que contribuam eficazmente para o reconhecimento e valoração dos pontos positivos concernentes ao processo educativo.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Magri Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena

Assistente em Administração

Andréia de Oliveira Vicente, Instituto de Gestão Educacional Signorelli

Orientadora Acadêmica no Instituto de Gestão Educacional Signorelli.

Aurora Maria Borges Ferreira, Instituto de Gestão Educacional Signorelli

Assessora no Instituto de Gestão Educacional Signorelli.

Marcus Vinicius Magri Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena

Estudante

Referências

BENITEZ, P. Escola para pais: repaginando a relação família-escola. Psicopedagogia OnLine. 2008. Disponível em:

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1064. Acesso em 07/06/2013.

BERNARDINO, L.M.F.; KUPFER, M.C.M. A criança como mestre do gozo da família atual: desdobramentos da "pesquisa de indicadores clínicos de risco para infantil" . Revista Mal-Estar e Subjetividade.v.8, n.3, Fortaleza, set.20 0o8 .d eDseisnpvoonlívvieml eenmto:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1518 61482008000300005&script=sci_arttext.

Acesso em 09/10/2014.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. PSICOLOGIAS: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, Ed. 14. Ano 2009. 368 p.

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.). Interação escola–família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. 104 p. Revisado em 2012.

CUNHA, M. A. de A. A relação família-escola rural/do campo: os desafios de um objeto em construção. Educação e Diversidade. 2010, p. 214-234. Disponível em:

www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/maria_amalia1.pdf . Acesso em 01/06/2013.

DIOGO, A. M. Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar dos filhos: mitos, críticas e evidências. Revista Luso-Brasileira de Sociologia da Educação, 2010. fae.ufmg. br. P. 71-96. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/osfe/Diogo,%20Ana%20Matias. Pdf. Acesso em 29/05/2013.

NASCIMENTO, F. D. do. O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar. Mar/2013, 4p. Disponível em: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/o-papel-dopsicopedagogo-na-instituicao-escolar. Acesso em 09/06/2013.

OLIVEIRA, C. B. E. de; MARINHO-ARAÚJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estud. psicol. (Campinas) vol.27, nº.1. Campinas, mar. 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103

X2010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 30/05/2013.

SAVIANI, D. Educação Brasileira: Estrutura e Sistema. 10ª ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2008. 161p.

SILVA, A. M. F. da. A importância da atuação psicopedagógica no contexto escolar. Psicopedagogia On Line. Disponível em:

http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1422. Acesso em 08/06/2013.

SOUZA, M. E. do P. Família/Escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Paraná. 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-30