LÍNGUA TUPINAMBÁ, TECNOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL: PROCEDIMENTOS DE UM ESTUDO CRÍTICO E SOCIAL
Resumo
Este artigo mostra o resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico, realizada na comunidade indígena Tupinambá do Sul da Bahia, que trouxe a debate o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de língua. Discutindo a revitalização da língua e sua conexão com as tecnologias da informação e comunicação, pois essas são ferramentas necessárias à vinculação entre o tradicional e o moderno. A inclusão digital auxilia os processos de ensino e aprendizagem nas escolas da comunidade sem caracterizar a perda da identidade indígena. Há ainda uma discussão sobre o papel do licenciado em computação na proposição de mudanças na educação, considerando a aplicação das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, nos processos de ensino e aprendizagem.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DEMO, Pedro. TICs e Educação (2008). Disponível em: https://docs.google.com/document/pub?id=122YjQchoYmfKffYTaFQksphUwzyh9gOPx6FuQTBRIrU. Acesso em 01/08/2013.
FERREIRA, Márcia Helena Mesquita; FRADE, Isabel Cristina A. S. Alfabetização e letramento em contextos digitais. Em: RIBEIRO, Ana Elisa (orget al). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. As sociedades indígenas no Brasil através de uma exposição integrada. In: ______. Indios no Brasil. São Paulo: Global; Brasília: MEC, 2000.
LANIER, Jaron. Bem-vindo ao Futuro: uma visão humanista sobre o avanço da tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2012.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA, João Pacheco. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. MANA, v.4/1, abr. 1998.
PANK, Ará. Tecnologia e Tradição. In: KARIRI-XOCÓ, Nhenety (org et al). @rco Digital: uma rede para aprender a pescar. Ministério da Cultura e Instituto Oi Futuro. Maceió, 2007.
PANK, Taíná. Diálogo Intercultural. In: KARIRI-XOCÓ, Nhenety (orget al). @rco Digital: uma rede para aprender a pescar. Ministério da Cultura e Instituto Oi Futuro. Maceió, 2007.
SBC, Sociedade Brasileira de Computação. Currículo de Referência para os cursos de Licenciatura em Computação. Disponível em: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&task=view.download&catid=36&cid=184&Itemid=195. Acesso em 29/08/2013.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8 ed. São Paulo: Érica, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.