LÍNGUA TUPINAMBÁ, TECNOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL: PROCEDIMENTOS DE UM ESTUDO CRÍTICO E SOCIAL

Autores

  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Porto Seguro
  • José Daniel da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Porto Seguro

Resumo

Este artigo mostra o resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico, realizada na comunidade indígena Tupinambá do Sul da Bahia, que trouxe a debate o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem de língua. Discutindo a revitalização da língua e sua conexão com as tecnologias da informação e comunicação, pois essas são ferramentas necessárias à vinculação entre o tradicional e o moderno. A inclusão digital auxilia os processos de ensino e aprendizagem nas escolas da comunidade sem caracterizar a perda da identidade indígena. Há ainda uma discussão sobre o papel do licenciado em computação na proposição de mudanças na educação, considerando a aplicação das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, nos processos de ensino e aprendizagem.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DEMO, Pedro. TICs e Educação (2008). Disponível em: https://docs.google.com/document/pub?id=122YjQchoYmfKffYTaFQksphUwzyh9gOPx6FuQTBRIrU. Acesso em 01/08/2013.

FERREIRA, Márcia Helena Mesquita; FRADE, Isabel Cristina A. S. Alfabetização e letramento em contextos digitais. Em: RIBEIRO, Ana Elisa (orget al). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. As sociedades indígenas no Brasil através de uma exposição integrada. In: ______. Indios no Brasil. São Paulo: Global; Brasília: MEC, 2000.

LANIER, Jaron. Bem-vindo ao Futuro: uma visão humanista sobre o avanço da tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2012.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

OLIVEIRA, João Pacheco. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. MANA, v.4/1, abr. 1998.

PANK, Ará. Tecnologia e Tradição. In: KARIRI-XOCÓ, Nhenety (org et al). @rco Digital: uma rede para aprender a pescar. Ministério da Cultura e Instituto Oi Futuro. Maceió, 2007.

PANK, Taíná. Diálogo Intercultural. In: KARIRI-XOCÓ, Nhenety (orget al). @rco Digital: uma rede para aprender a pescar. Ministério da Cultura e Instituto Oi Futuro. Maceió, 2007.

SBC, Sociedade Brasileira de Computação. Currículo de Referência para os cursos de Licenciatura em Computação. Disponível em: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&task=view.download&catid=36&cid=184&Itemid=195. Acesso em 29/08/2013.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8 ed. São Paulo: Érica, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-05