A INTERNET E OS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: ANÁLISE DE ACESSIBILIDADE DE SITES DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO BRASIL
Resumo
O mundo virtual da internet está presente cada vez mais na vida da sociedade, mas a sua acessibilidade ainda não é garantida de forma plena e inclusiva para aqueles com necessidades especiais. Neste trabalho investigamos a presença de ferramentas de acessibilidade consideradas de menor complexidade (aumento de fonte textual, atalhos de navegação e alto contraste) nos 38 sites dos Institutos Federais que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O site do Instituto Benjamim Constant, especializado no atendimento de indivíduos cegos e deficientes visuais, foi utilizado como padrão de acessibilidade. Os resultados revelaram que 12 dos 38 sites avaliados ainda não possuem nenhuma destas ferramentas, o que dificulta ou impede o acesso daqueles com necessidades especiais. A análise mostrou o aumento de fonte textual como a ferramenta de maior incidência nos sites avaliados (26 dos 38 sites). Os dados deste trabalho indicam uma necessidade premente de que estas instituições se adequem para atender a esse público que tem o direito ao acesso, mas que ainda tem que ser lembrado quanto as suas necessidades especiais considerando os diferentes ambientes que permeiam suas vidas, incluindo o mundo virtual da internet.Downloads
Publicado
2016-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.