ANÁLISE COMPARATIVA DOS PORTOS DE ARATU E SALVADOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
Resumo
Os portos de Aratu e Salvador representam para a economia do Estado importantes plataformas logísticas de distribuição, responsáveis pela integração da produção local/regional com os mais diversos mercados de consumo. Nesse contexto, ambos encontram-se encaixados na dinâmica semiperiférica da circulação brasileira, o que leva a justificar o estudo da organização atual desses portos dentro do cenário da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Apoiado em uma análise quali-quantitativa, a presente pesquisa busca caracterizar a organização espacial dos portos no cenário metropolitano. Assim, estabelece um comparativo da movimentação de carga entre esses portos, destacando a importância dos mesmos para a economia regional baiana.Referências
ALBAN, M. Modal Aquaviário-Marítimo. Caderno da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Salvador, 4º caderno, 2002.
CODEBA. Porto de Salvador. 2007. Disponível em: <http://www.CODEBA.gov.br/historico>. Acesso em: 15 jan. 2007.
LIMA, L. C. Reestruturação sócioespacial: do espaço banal ou espaço da racionalidade técnica. São Paulo: AnnaBlume, 2006.
PROMO, Centro Internacional de Negócios da Bahia. Estatística Baiana. 2008. Disponível em: <http://www.promobahia.com.br>. Acesso em: 03 mar. 2008.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2000.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
SILVA, G.; COCCO, G. (org). Cidades e Portos: os espaços da globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.