A INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SALVADOR: A CONSTATAÇÃO DE UMA REALIDADE
Resumo
A inclusão escolar da Pessoa com Deficiência (PcD), nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, vem se tornando uma necessidade iminente, em virtude da demanda que cresce a cada ano. O objetivo dessa pesquisa foi analisar em que medida, a acessibilidade, a formação específica dos professores e a estrutura física, pedagógica e técnica, contribuem para a efetivação da inclusão escolar, da PcD no IFBA Campus Salvador. Estudo de caráter quali-quantitativo, tipo estudo de caso, descritivo, realizado no IFBA Campus Salvador, no período de fevereiro e março de 2012. A população estudada foi composta por: 8 alunos com deficiência, 15 servidores e 5 gestores do IFBA Campus Salvador. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário tipo Likert, para os grupos, com 9 a 11 perguntas fechadas e 2 a 4 perguntas abertas. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva, com base em percentuais. Em relação ás questões abertas, foram tratadas qualitativamente. Os resultados apontaram para a contribuição efetiva principalmente da acessibilidade, seguida da formação específicas dos professores, para inclusão escolar de PcD. A adoção de medidas que estimulem e desenvolvam o NAPNEE, projetos para a implantação de acessibilidade e treinamento para servidores, são algumas sugestões a serem implementadas para que ocorra efetivamente a inclusão de PcD’S no IFBa Campus Salvador.Referências
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