BIBLIOTECA VIVA: PLANTANDO LEITURA, COLHENDO CIDADÃOS
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão Biblioteca Viva: plantando leitura, colhendo cidadãos, aprovado no Edital Interno de Financiamento de Projetos de Extensão nº 03/2012/ IFBAIANO e desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi e na Escola Colônia Agrícola de Ceraíma, no intuito de vivificar as bibliotecas destes espaços, tornando-as ainda mais atrativas, além de estimular a mediação da leitura prazerosa, por meio de atividades lúdicas. As ações do projeto aconteceram, primando, por criar momentos de formação para alunos e professores através de oficinas de estratégicas de leitura, quadrinhos, contação de histórias e crônicas, campanha para doação de livros, criação de página nas redes sociais, a fim de discutir as várias formas de leitura. Foi ministrado um curso de capacitação destinado a auxiliar de biblioteca da Escola Colônia Agrícola de Ceraíma com o objetivo de capacitá-la para informatizar o acervo da biblioteca da escola, consequentemente organizar a coleção, aumentar a rapidez na pesquisa e localização dos materiais e melhorar o atendimento aos usuários.Referências
CARVALHO, Kátia de. Disseminação da informação e biblioteca: passado, presente e futuro. In: CARVALHO, Kátia de; SCHWARZELMÜLLER, Anna Fredericka. (Org.). O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 9-27.
HOFFMANN, Rosemira da Silva. A aprendizagem da criança pela leitura. Florianópolis: UFSC, 1996.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Plano de desenvolvimento institucional. 2009. Disponível em: < http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/guanambi/files/2012/05/PDI.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2014.
MELO, Fábio de. Tempo de esperas: o itinerário de um florescer humano. São Paulo, Editora Planeta, 2011.
PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS NACÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. 2000. Disponível em:
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.