CONSUMO HEDONISTA: IMPASSES E CONTRADIÇÕES DO CONSUMIDOR PÓS-MODERNO PARA UM PLANETA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Paula Souza de Oliveira
  • Adelice Oliveira dos Santos

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar até que ponto os problemas ambientais decorrentes do produtivismo x consumismo impactam nas atividades de compra do consumidor hedonista soteropolitano. Para tanto, foi feita uma pesquisa empírica com os consumidores dos cinco principais shopping centers de Salvador, quando se buscou subsídios para responder aos questionamentos aqui levantados. Os resultados sugerem que, embora o consumidor tenha conhecimento do estado de degradação do meio ambiente e o reconheça como responsabilidade de todos, suas práticas de consumo não refletem estas preocupações, de forma que os problemas ambientais ainda são vistos pelo consumidor como alheio à sua realidade. Neste sentido, as estratégias de marketing continuam a exercer certa influência sobre os consumidores, sendo as questões financeiras, sensoriais e hedonistas o que movem os consumidores da amostra pesquisada.

Referências

ANDRADE, Priscilla da Silva Marx. A veloz obsolescência dos aparelhos celulares: o que pensam e sentem jovens usuários desta tecnologia. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

BAUDRILLARD, Jean. El sistema de los objetos. México: Siglo XXI, 1969.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos conflitos multiculturais da globali-zação. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.

CAPRA, Fritjof. As Conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cul-trix, 2002.

DA SERVIDÃO MODERNA. Jean-François Brient. Direção e Montagem: Victor León Fu-entes. França, 2009. 1 DVD (52 min).

DIETZOLD, Sibylla Schneider. Marketing Sustentável. Jornal A Notícia – Caderno AN Verde, Joinville, Santa Catarina. Publicado em: <http://www.vidaverde.org.br/new>. Acesso em: 21/06/2009.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

MENEZES, Renata Amoras de Castro; FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho. Consciência ambien-tal: informação e ação - conhecimento para a mudança de comportamento. Universidade de Arquitetura e Comunicação Social, Brasília, v. 7, n. 1, p. 135-155, jan./jun. 2010.

MONTEIRO, Luiz Felipe C.. A felicidade é um revólver quente. XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Psicanálise e Felicidade. Sintoma, efeitos terapêuticos e algo mais. De 21 a 23 de novembro de 2008. Disponível em: <http://www.ebp.org.br/XVII_encontro_ brasi-leiro/felicidade/textos_revolver.html>. Acesso em: 23 de março de 2011.

PORTER, Michael E. Competição – Estratégias competitivas essenciais. 13ª Ed. Rio de Ja-neiro: Campus, 1999.

RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.

SENNETT, Richard. A Cultura do Novo Capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SOARES, Flávia Passos. O espetáculo da descartabilidade, p. 01-78. In: A descartabilidade do humano. A dinâmica do consumismo na globalização contemporânea. Dissertação (Mes-trado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

SOUZA, Altamir da Silva. Uma reflexão sobre as influências negativas do Marketing e do consumo. GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, vol. 1. nº 1. Recife. 2003.

THE STORY OF STUFF. Annie Leonard. Direção: Louis Fox. Produção: Erica Priggen. Free Range Studios, 2005. 1 DVD (20 min).

WWF, World Wildlife Fund. Living Planet Report-2008. Relatório da World Wildlife Fund, 2008. Disponível em: <http://assets.wwf.org.br/downloads/living_planet_report_2008.pdf>. Acesso em: 08 de outubro de 2011.

WWF, World Wildlife Fund. Relatório Planeta Vivo-2006. Relatório da World Wildlife Fund, 2006. Disponível em: <http://www.footprintnetwork.org/images/uploads/LPR2006_Portuguese.pdf>. Acesso em: 08 de outubro de 2011.

WWI, Worldwatch Institute. Estado do Mundo-2010. Relatório do Worldwatch Institute sobre o Avanço Rumo a uma Sociedade Sustentável. Salvador/BA: Uma Ed., 2010.

Downloads

Publicado

2016-06-02