ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E IFBAS: DIAGNÓSTICO DO ESPAÇO CONSTRUÍDO DOS INSTITUTOS LOCALIZADOS NO SUDOESTE, LITORAL SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA, BRASIL
Resumo
O presente artigo aborda a relação entre Arquitetura, acessibilidade e o espaço construído e pós-ocupado dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Foram escolhidos três IFBAs localizados em três diferentes regiões do Estado da Bahia: IFBA Ilhéus (localizado no Litoral Sul); IFBA Eunápolis (localizado no extremo sul) e IFBA Vitória da Conquista (localizado no sudoeste do Estado). Os dados foram coletados através de um roteiro de observação direcionado que foi elaborado por Costa e Silva Junior (2014). Para análise dos dados considerou-se o “Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas” desenvolvido pelo Ministério da Educação (DISCHINGER et. al, 2009) e a NBR 9050/2004 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). Tais instrumentos são formalidades legais do Dispositivo (FOUCAULT, 2012) que permitem materializações/ Institucionalizações de Políticas Públicas que podem ou não promover a inclusão. Os resultados mostraram que os três IFBAs possuem pouquíssimos elementos de acessibilidade, sinalizando para uma urgente necessidade de adequação da estrutura arquitetônica dos ambientes de ensino e aprendizagem.Referências
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