CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Resumo
Este artigo discute a questão da fixação do ensino de filosofia na grade curricular e a distribuição da carga horária no Ensino Médio de Modalidade Integrada nos IF’s a partir da Lei nº 11.684, de 2008. Para isso, parto de uma delimitação histórica do tópico em questão circunscrevendo-o naquilo que alguns autores da filosofia contemporânea chamam de “período da técnica”. A partir dos conceitos de razão objetiva e razão subjetiva, oferecidos pelo filósofo Max Horkheimer, e do entendimento de uma certa pobreza de experiência existente na modernidade, pobreza esta detectada por Walter Benjamin, proponho um modelo que reflita o tempo necessário de ensino-aprendizagem destinado ao curso de filosofia no Ensino Médio, qual seja o de duas horas- aulas semanais ao longo do ano letivo por um período de três anos.
Referências
BENJAMIN, Walter, “A vida dos estudantes” In: Reflexões: A criança, O brinquedo, A educação, 3ª. ed., trad. Marcus Vinicius Mazzari, Summus Editorial, São Paulo, 1984.
––––––––––, –––––, Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo, Brasiliense, São Paulo, 1989. (Obras escolhidas; vol III).
HORKHEIMER. M. Eclipse da razão. [Tradução Sebastião Uchoa Leite] Rio de Janeiro: Labor do Brasil, 2002.
ROUANET. S.P. As razões do iluminismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.