INDÍGENAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO: AS ESCOLAS FORMAIS

Autores

  • Eduardo Barbosa Vergolino Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta
  • Wagner Pinheiro Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta
  • Christoph de Freitas Santos
  • Yulle Gustavo Siqueira de Lima

Resumo

O presente trabalho busca apresentar de forma ainda que sucinta a problemática da educação indígena na região do Sertão pernambucano, especificamente na Microrregião de Itaparica. Pernambuco possui uma das maiores concentrações de povos indígenas do Brasil e assim como na maioria dos povos, possui diversos problemas no que tange a educação. Neste trabalho buscou-se apresentar, primeiramente, um pequeno esboço dos problemas históricos enfrentados pelos povos da região. E no segundo momento, apresentar um pouco do perfil das escolas e das políticas públicas relacionadas às mesmas. A falta de incentivo para qualificação profissional dos docentes e a infraestrutura ainda muito precária se apresentam como possíveis causas de uma educação indígena com pouca expressividade na região.

Biografia do Autor

Eduardo Barbosa Vergolino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta

PROFESSOR EFETIVO DO IFSERTÃO

Wagner Pinheiro, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta

PROFESSOR EFETIVO DO IFSERTÃO

Christoph de Freitas Santos

Aluno bolsista PIBIC.

Yulle Gustavo Siqueira de Lima

Aluno bolsista PIBIC.

Referências

ABREU, João Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento do brasil. 4. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

______. Capítulos de história colonial: (1500-1800). 5. ed. rev. e anot. Rio de Janeiro: INL, 1969.

BASTIDE, Roger. Antropologia aplicada. São Paulo: Perspectiva, 1979.

COSTA, Angyone. Indiologia. Rio de janeiro: Laemmert, 1943.

GOVERNO DE PERNAMBUCO. Educação Escolar Indígena. Caderno da Formação Continuada de Professores Indígenas 2011: Secretaria de Educação, 2011.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Org.). As leis e a educação escolar indígena: programa parâmetros em ação de educação escolar indígena. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

______ . Quem são, quantos são e onde estão os povos indígenas e suas escolas no Brasil?. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO. As comunidades indígenas de Pernambuco. Recife: CONDEPE, 1981.

LUNA, Luiz. Resistência do índio à dominação do Brasil. Rio de Janeiro: ed. Leitura, 19--.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

PUNTONI, Pedro. A guerra dos bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil 1650-1720. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2002.

RIBIRO, Darcy, 1922-1997. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil . 2. ed., 12. reimpr. -. São Paulo: Companhia das Letras, 1998

Downloads

Publicado

2016-06-02