INGLÊS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS (ESP) COMO FERRAMENTA PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE PROGRAMA DE INGLÊS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS VOLTADO PARA AS ÁREAS DE SAÚDE

Autores

  • Maria Auxiliadora Lima Dias da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Resumo

O trabalho a ser descrito é uma diminuta amostra das principais características de um projeto, no qual os profissionais envolvidos aprendem a língua através das experiências propostas pelas atividades da área. A proposta do Inglês para Propósitos Específico (ESP), mais tarde denominado de CSP (Communication for Specific Purposes) por John Munby (1978), surgiu da necessidade premente desses profissionais de lerem e entenderem a literatura específica de reabilitação fisiopsicomotora impressa em língua inglesa e aliado a esta necessidade primeira, comparecerem em eventos cuja língua de contato fosse o inglês além de comunicarem-se efetivamente neste idioma com os consultores, palestrantes convidados e residentes estrangeiros. O tipo de ESP implantado abrange quatro áreas fundamentais de habilidades: a habilidade de compreensão auditiva, a oralidade, a leitura e a escrita. Inicialmente proposto para os médicos, o ESP mais tarde se estendeu para outros profissionais da medicina de reabilitação que faziam parte da equipe multidisciplinar da instituição, quais sejam, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos clínico-hospitalares e professores hospitalares - leia-se, professores de Educação Física, de dança e pedagogos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Lima Dias da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Professor Associado I em regime de DE junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras (DALE) do IFBa. Campus Salvador.

Referências

BROWN, D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3rd. edition. San Francisco State University. UK: Longman Pearson. 2001. 469 pp.

CELANI, M. A. A. et al- 25 Anos de Lingüística Aplicada in Lingüística Aplicada, da Aplicação da Lingüística à Lingüística Transdisciplinar, São Paulo, EDUC - PUC/SP, 1992, p.24-38.

CUNNINGSWORTH, W. - Evaluating and Selecting ELT Materials, Oxford, UK, Oxford University Press, 1996.

KRASHEN, Stephen – Principles and practice in second language acquisition.1st edition,

New York, Pergamon Press

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan - English for Specific Purposes, Cambridge, UK, Cambridge University Press, 1987, id. 1996.

MUNBY, John.; Munby, J.. Communicative Syllabus Design. London: Cambridge University Press, 1978, id 1980.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso – Línguas Estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. 1a. edição. Edições Catavento. Maceió, São Paulo, 1999. pp.103.

SPRING, J. The American School 1642-2004. 6th edition. New York: MacGraw-Hill. (2005)

Downloads

Publicado

2016-06-03