REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Daiane Tretto da Rocha

Resumo

A influência da tecnologia, em particular da internet, no contexto educacional tem sido notória atualmente. Paralelamente, é importante entender qual a necessidade de desenvolver metodologias pedagogicamente atraentes, que garantam aos docentes ferramentas contemporâneas de ensino, e aos alunos, um ensino atrativo, criativo, dinâmico e que propicie múltiplas fontes de informação. Insta salientar, que há entraves na adaptação dessas ferramentas tecnológicas, pelos professores e instituições de ensino. Estes, ainda resistentes às mudanças, não aceitam percorrer o processo de reciclagem e constante atualização. Contudo, vale ressaltar que a educação do Brasil necessita de muita atenção e investimentos, e que esta defasagem não será sanada com a inserção das tecnologias nas instituições, mas entendemos estas novas ferramentas como um instrumento que abre possibilidades para direcionamentos metodológicos e pedagógicos.

Biografia do Autor

Daiane Tretto da Rocha

Professora universitária, graduada em Administração.

Referências

ALMEIDA, M. Tecnologia de informação e comunicação na escola: aprendizagem e produção da escrita. Série “Tecnologia e Currículo” - Programa Salto para o Futuro, Novembro, 2001.

BANCALEIRO, C. Ministério da Educação limita acesso à internet nas escolas. Disponível em: http://www.publico.pt/portugal/noticia/ministerio-da-educacao-limita-acesso-a-internet-nas-escolas-1629720 acesso em 25.04.14

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÂO, I. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. IBPEX. Curitiba, 2006.

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÂO, I. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. 2. ed. rev., atual. e ampl. IBPEX. Curitiba, 2008.

BRITO, G. da S.; PURIFICAÇÂO, I. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. IBPEX. Curitiba, 2011.

BUENO, N. de L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro Federal em Educação Tecnológica do Paraná. Curitiba, 1999.

BUENO, R. K. Formação continuada para o uso de tecnologias em sala de aula: o que os professores querem. Dissertação (Mestrado em Educação) Disponível em: www.ppge,ufpr.br/teses/m2013.htm. Acesso em 19 de agosto de 2013.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: Fim de Milênio, V. 3. Paz e Terra. São Paulo, 2003.

DELORS, J. A educação para o século XXI, Ed. Artmed. Porto Alegre, 2005.

FILENO, E. F. O professor como autor de material para um ambiente virtual de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GADOTTI, M. Histórias das Ideias Pedagógicas. Editora Ática. São Paulo, 2003.

GRIGOLETTO, E. O ensino a distância e as novas tecnologias: o funcionamento nos ambientes virtuais de aprendizagem. Editora da UFPE, Recife, 2011.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística . Síntese dos Indicadores, 2005.

KOSSLYN, S. A universidade do futuro. Revista Veja, edição 2367-ano 47- nº 14 de 2 de abril de 2014.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2001.

LEOPOLDO, L. P. Novas Tecnologias na Educação: reflexões sobre a prática. Editora Edufal. Maceió 2002.

LESSIG, Lawrence. Code: version 2.0. New York: Basic Books, 2006. Disponível em http://pdf.codev2.cc/Lessig-Codev2.pdf, acessado em 13 de julho de 2010.

MONTEIRO, S. D. O Ciberespaço: o termo, a definição e conceito. IN: Revista de Ciência da Informação, v. 8, n.3. 2007.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. Editora Papirus. Campinas-SP, 1997.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHERNS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ed. Papirus. São Paulo, 2000.

NASCIMENTO, J. K. F. do. Informática aplicada à educação. Universidade de Brasília. Brasília, 2007.

PALLOFF, R. M. e PRATT K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Editora Artmed. Porto Alegre, 2002.

RICCI, R. O perfil do educador para o século XXI: de boi de coice a boi de cambão. IN: Educação & Sociedade, ano XX – nº 66, Abril de 1999.

ROCHA, C. A. Mediações tecnológicas na educação superior, Ed. Ibpex. Curitiba, 2009.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VESCE, G. E. P. Internet na Educação. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/internet-na-educacao. Acesso em: 24 de julho de 2012.

VILARINHO, S. Como Usar a Internet Para Estudo. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/como-usar-internet-para-estudo.htm. Acesso em: 25 de julho de 2012.

Downloads

Publicado

2016-06-03