A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a música e sua importância como estratégia para contribuir no processo formativo dos alunos da Educação Básica. Veremos como a ela pode ser eficaz para colaborar como técnica pedagógica na sala de aula, produzindo efeitos positivos que ajudará os alunos a assimilarem os conteúdos de forma mais prática e participativa, tornando assim o ambiente escolar, menos monótono e enfadonho, visto que a proposta é criativa e dinâmica. A Língua Portuguesa, muitas vezes, é colocada como um conjunto de regras gramaticas, veremos aqui, que além dessas regras, ela é muito mais expansiva, sua gramática pode ser contextualizada e observada nas músicas do cotidiano, bem como a interpretação textual, destas músicas, será um campo aberto para aguçar a criatividade dos mesmos em compreender de forma aprofundada os sentidos implícitos e explícitos que o texto musicado transmite.Referências
COELHO, Cláudio N.P. A Tropícália, Cultura e Política nos anos 60. São Paulo: USP, 1988.
JEANDOT, Nicole. Explorando o unverso da música. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 174.
MEDAGLIA, Júlio. Música Impopular. 2ª edição. São Paulo: Global, 2003.
OLIVEIRA, Adriana Matos de. A Jovem Guarda e a Industria Cultural: analise do movimento Jovem Guarda, a indústria cultural e a recepção de seus público. Niteroi: UFF, 2011.
VAGALUME. Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/chega-de-saudade.html> Acesso em 20 de agosto de 2014.
VAGALUME. Disponível em: < http://letras.mus.br/dorival-caymmi/356574/> Acesso em 20 de agosto de 2014.
VAGALUME. Disponível em: < http://letras.mus.br/roberto-carlos/48596//> Acesso em 20 de agosto de 2014.
VAGALUME. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/tropicalia.html//> Acesso em 20 de agosto de 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.