GESTÃO DA MARCA CIDADE, UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARKETING TERRITORIAL: O CASO DE SALVADOR

Autores

  • Janile Silva Rodrigues de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Erica Ferreira Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Resumo

O intuito deste trabalho é analisar como a cidade de Salvador pode gerar sua marca a partir da percepção dos seus residentes e não residentes. Para tal, foram feitos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias de naturezas quali e quantitativa que indicaram as ideias e sentimentos que as pessoas têm sobre a cidade Salvador e o grau de concordância sobre esses atributos obtidos. No estudo 1 foi utilizada a free elicitation e análise fotográfica que geraram uma lista de atributos sobre a imagem da cidade Salvador; e no estudo 2 foi feita a análise do grau de concordância sobre esses atributos através da escala de Likert, posteriormente apurados pela análise fatorial, que gerou 7 fatores pelos quais percebe-se a imagem de Salvador. A partir dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas estratégias e ideias para Salvador gerar sua marca-cidade.

Biografia do Autor

Erica Ferreira Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Profª Drª do IFBA do curso de Administração.

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Publicado

2016-06-03