A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS AMBIENTAIS NA LOGÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VERDES

Autores

  • Fábio Matos Fernandes
  • Jeanderson de Souza Mançú
  • Ronaldo Bruno Ramalho Leal Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Marcelo Santana Silva Instituto Federal da Bahia - IFBA

Resumo

O interesse por questões ambientais vem ganhando cada vez mais importância em virtude dos efeitos visíveis do desequilíbrio ambiental provocado pela ação do homem na natureza, forçando as empresas a “repensar” o desenvolvimento de produtos à luz de princípios e técnicas ambientalmente adequados. O objetivo deste trabalho foi compreender a importância da logística no processo de desenvolvimento de produtos verdes (ecologicamente corretos), para tanto, foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo e empregada como técnica a pesquisa bibliográfica em livros e periódicos disponíveis na área de administração. A adoção de princípios ambientalmente corretos à atividade logística pode ser considerado um fator crucial no processo de desenvolvimento destes novos produtos, uma vez que ela envolve áreas de decisão que vão desde a aquisição de insumos, gestão de transportes, gestão de inventário, movimentação de materiais, embalagem, manuseio devolução de mercadoria e pós-venda.

Biografia do Autor

Fábio Matos Fernandes

Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC).

Jeanderson de Souza Mançú

Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC).

Ronaldo Bruno Ramalho Leal, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador (IFBA).

Marcelo Santana Silva, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Professor do Instituto Federal da Bahia, Campus Santo Amaro (IFBA).

Referências

ARAÚJO*, Márcio Augusto. Produtos ecológicos para uma sociedade sustentável. Disponível em: <http://www.idhea.com.br/artigos2.asp>. Acesso em: 30 abr. 2010.

Arbache, Fernando Saba. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 2ª ed. – Rio de janeiro: Editora FGV, 2006.

Back, N., at all. Projeto Integrado de Produtos, São Paulo: Manole, 2008.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Berbieri, José Carlos. Gestão Ambiental: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BIRAES, Arnaldo; BELFIORE, Patrícia Prado & ROTONDARO, Roberto Gilioli. A logística ambiental no setor automotivo brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2010.

Churcill, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005

DIAS, Reinaldo. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade Social e sustentabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Donato, Vitório. Logística Verde. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2008.

JABBOUR, Charbel José Chiappetta & SANTOS, Fernando César Almada. Explorando O Lado Humano do Processo de Desenvolvimento de Produtos com Elevado Desempenho Ambiental: Conceitos, Relacionamentos e Estudo de Casos. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/index.cfm?FuseAction=arquivo.monta&ID_EdicaoArquivo=2008&Pagina=busca_det&ID=42>. Acesso em: 03 maio 2010.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006

Leite, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson, 2003

Mccarthy, E. Jerome & Perreault Jr., William D. Princípios de Marketing. 13 ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2002.

OTTMAN, JACQUELINE. A. Marketing verde. São Paulo: Ed Makron Books, 1994.

SILVA, Lucia Lucena De Andrade E. Marketing e Produtos Verdes: Estudo de Caso na Indústria de Papel e Celulose. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/11semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=358>. Acesso em: 18/05/2010.

Downloads

Publicado

2016-06-14