A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO BRASIL, DE 2007 A 2011, SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS (ARS)

Autores

  • Luiz Henrique Lima Faria Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica
  • Antônio Carlos Giuliani Coordenador e Professor do PPGA/UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).
  • Christiano França da Cunha Universidade Metodista de Piracicaba.
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.
  • Renata Sossai Freitas Prefeitura Municipal de Vila Velha

Resumo

Este estudo teve por objetivo construir um mapa da produção científica brasileira sobre Comportamento do Consumidor, utilizando-se metodologicamente da Análise das Redes Sociais (ARS), focando as redes relacionais de coautoria e de instituições. Para tanto, foram analisados 184 artigos, produzidos por 333 coautores, vinculados a 65 instituições, colhidos no EnANPAD, no período de 2007 a 2011. O cenário verificado no campo de pesquisa de comportamento do consumidor, no Brasil, durante o período de 2007 a 2011, não se encontrava consolidado sob a ótica da ARS, pois quanto mais maduro é um campo de pesquisa, mais densa e conectada será sua rede, tornando maior a possibilidade do intercâmbio de ideias e de informações, devido à maior interlocução entre seus atores.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Lima Faria, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica

Professor de Gestão do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica. Doutorando do PPGA/UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba.

Antônio Carlos Giuliani, Coordenador e Professor do PPGA/UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).

Coordenador e Professor do PPGA/UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba.

Christiano França da Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor do PPGA/UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba.

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.

Professora do EDUCIMAT/IFES Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.

Renata Sossai Freitas, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Professora da PMVV Prefeitura Municipal de Vila Velha. Mestranda do EDUCIMAT/IFES Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo.

Referências

ANDRADE, J. A. A Insustentável Qualidade da Produção Científica em Administração no Brasil: uma História Sem Fim? Gestão.org – Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. Vol. 5, n. 1, 2007.

BARBOSA, M. T. S.; BYINGTON, M. R. L.; STRUCHINER, C. J. Modelos dinâmicos e redes sociais: revisão e reflexões a respeito de sua contribuição para o entendimento da epidemia do HIV. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 16, supl.1. 2000.

BERTERO, C. O.; CALDAS, M.; WOOD, T. Introdução: produção científica em administração no Brasil. In: BERTERO, C. O.; CALDAS, M.; WOOD, T. (Coords.). Produção Científica em Administração no Brasil: o estado-da-arte. São Paulo: Atlas, 2005.

BIGNETTI, L; PAIVA, E. Ora (direis) ouvir estrelas! Estudo das citações de autores de estratégia na produção acadêmica brasileira. Revista de administração contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2002.

CALDAS, M. P.; TINOCO, T. Pesquisa em gestão de recursos humanos nos anos 1990: um estudo bibliométrico. Revista de Administração de Empresas, 44(3), 100-114, 2004.

CAPOBIANGO, R. P; SILVEIRA, S. F. R; ZERBATO, C; MENDES, A. C. A. Análise das redes de cooperação científica através dos estudos das co-autorias dos artigos publicados em eventos da ANPAD sobre avaliação de políticas públicas. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA, 4, 2010, Vitória. Anais. Vitória - ES: ANPAD, 2010.

CARDOSO, R. L.; PEREIRA, C. A.; GUERREIRO, R. A produção acadêmica em custos no âmbito do EnANPAD: uma análise de 1998 a 2003. Anais do Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, PR, 2004. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2004.

CHARBEL, J. C. J.; SANTOS, F. C. A., BARBIERI, J. C. Gestăo Ambiental Empresarial: um Levantamento da Produçăo Científica Brasileira Divulgada em Periódicos da Área de Administraçăo entre 1996 e 2005. RAC – Revista de Administração Contemporânea. Curitiba, v. 12, n. 3, p. 689-715, Jul./Set. 2008.

COSTA, J. H.; Entre a estrutura e a ação, melhor a relação: para pensar a análise de redes sociais. Revista Espaço Acadêmico, n. 117, Ano X, p. 123-130, fev. 2011.

COX, Marcela; MELO, Paulo Thiago N. B.; RÉGIS, Helder P. Posições centrais em uma rede social: a estrutura da rede de ONGs de Pernambuco associadas à ABONG. Gestão Contemporânea, Porto Alegre, ano 6, n. 6, p. 69-96, jan./dez. 2009.

EMIRBAYER, M.; GOODWIN, J. Network analysis, culture and the problem of agency. American Journal of Sociology, v. 99, n. 6, p. 1411-54, May 1994.

ESPARTEL, L; BASSO, K; RECH, E. Coautoria em marketing no Brasil: uma análise dos artigos publicados no EnANPAD e no EMA entre 1998 e 2007. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro - RJ: ANPAD, 2008.

FARIA, P. C. N.; OLIVEIRA, D. F.; LACERDA, T. S.; LARA, J. E. Mapeamento, análise e classificação dos trabalhos acadêmicos de marketing nos EnANPADs de 2000 a 2005. IN: ENCONTRO DE MARKETING, 2. 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.

FOXALL, G. R. Foundations of consumer behavior analysis. Marketing Theory, 165-199, 2001.

GOSLING, M.; GONÇALVES, C. A. Idéias metodológicas dos autores de estratégia dos ENANPADs: uma meta-análise. Revista Eletrônica da Administração, 10(5), 1-26. 2004.

GRAEML, A. L.; MACADAR, M. A. GUARRIDO FILHO, E. R.; ROSSONI, L. Redes Sociais e Intelectuais em ADI. In: Encontro da Associação Nacional dos programas de Pós-Graduação em Administração (Enanpad). 31. 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

HANNEMAN, R. A.; RIDDLE, M. Introduction to social network methods. Riverside, CA: University of California, Riverside, 2005 (published in digital form at http://faculty.ucr.edu/~hanneman/ )

HAWKINS, D.; MOTHERSBAUGH, D.; BEST, R. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de janeiro: Editora Campus, 2007.

LEAL, R.; OLIVEIRA, J.; SOLURI, A. Perfil da Pesquisa em Finanças no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n.1, p. 91-104, 2003.

LUNARDI, G. L.; RAMOS RIOS, L.; MAÇADA, A. C. F. Pesquisa em sistemas de informação: uma análise a partir dos artigos publicados no EnANPAD e nas principais revistas nacionais de administração. In: Encontro da Associação Nacional dos programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD). 28. 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005.

MACHADO-DA-SILVA, C. L., CUNHA, V. C., AMBONI, N. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: ENANPAD, 14º, 1990. Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 1990.

MELLO, Cristiane Marques de; CRUBELLATE, João Marcelo; ROSSONI, Luciano. Rede de co-autorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento. In: Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO). 5. 2008, Belo Horizonte. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

MOODY, J. The structure of a social science collaboration network: disciplinary cohesion from1963 to 1999. American Sociological Review, v. 69, p. 213-238, April 2004.

MORENO, Jacob Levy. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia

de grupo e sociodrama. Goiânia: Dimensão Editora, 1992, v. 1, 2 e 3.

NELSON, R. O uso da análise de redes sociais no estudo das estruturas organizacionais. RAE –Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 150-157, out/dez. 1984.

PINTO, M. R.; LARA, J. E.A Pesquisa na Área do Comportamento do Consumidor: Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira Entre 1997 e 2006. In: Encontro da Associação Nacional dos programas de Pós-Graduação em Administração (Enanpad). 31. 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

ROSA, A. F.; MENDES, A. C. A.; TEIXEIRA, G. M. A.; MARTINS, S. Earnings Management no Brasil: uma Análise sob a Perspectiva Sociométrica e Bibliométrica. Revista Contabilidade Vista & Revista. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 189-218, out./dez. 2010.

SHETH, J. N.; GARDNER, D. M.; GARRETT, D. E. Marketing Theory: Evolution and Evaluation. New York: John Wiley & Sons, 1988.

SILVA, A. B. O. ; PARREIRAS, F. S.; MATHEUS, R. F.; PARREIRAS, T. A. S. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, v. 35, p. 72-93, 2006.

SIMONSON, I.; CARMON, Z.; DHAR, R.; DROLET, A.; NOWLIS, S. M. Consumer research: In search of identity. Annual Review of Psychology, n.52, 249-275, 2001.

SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor – Comprando, Possuindo e Sendo. Bookman. São Paulo: 2010.

SOUZA, A. A.; AVELAR, E. A.; PAVIONE, C. S. C. N. Custeio Baseado em Atividades: uma Análise das Pesquisas Brasileiras Desenvolvidas na Primeira Década do Século XXI. In: Encontro da Associação Nacional dos programas de Pós-Graduação em Administração (Enanpad). 35, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2011.

TONELLI, M.; CALDAS, M.; LACOMBE, B; TINOCO, T. Produção Acadêmica em Recursos Humanos no Brasil: 1991-2000. ERA – Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 1, p. 105-122, 2003.

UNCLES, M.; EHRENBERG, A. S. C.; HAMMOND, K. Patterns of buyer behavior: Regularities, models, and extensions. Marketing Science, 71-78, 1995.

VIEIRA, F. G. D. Narciso sem espelho: a publicação brasileira de marketing. RAE -Revista de Administração de Empresas, 43(1), 81-90, janeiro/março, 2003.

WAGNER, C. S.; LEYDESDORFF, L. Network structure, self-organization, and the growth of international collaboration in science. Research Policy, v. 34, p. 1608-1618, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-19