FINANCIAMENTO À TECNOLOGIA SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Autores

  • Thyrso Maltez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Núbia Moura Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Resumo

Este trabalho visa identificar possíveis relações entre Tecnologia Social (TS) e Política Pública, de Ciência e Tecnologia no Estado da Bahia, analisando o financiamento por órgãos públicos como estímulo a uma nova forma de tratar problemas sociais. Teorias sobre ”Tecnologia Social”, ”Ciência e Tecnologia”, ”Políticas Públicas” e ”Financiamento” foram consideradas como as principais bases teóricas. Segundo alguns teóricos da TS, esse tipo de tecnologia contribui para reduzir as questões presentes no mundo contemporâneo, como a crescente exclusão social e as questões relacionadas ao mundo do trabalho, como, por exemplo, o trabalho informal e precário. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando como procedimentos básicos a pesquisa bibliográfica e documental. Procurou-se analisar a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Estado da Bahia, publicada em 2004, e os editais publicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB no período de 2008 a 2010, tentando identificar se TS se faz presente do conteúdo desses editais. O resultado obtido mostra que a TS, como uma alternativa contra-hegemônica, ainda não é contemplada na Política de CT&I nem na maioria dos editais pesquisados, mas nos editais ela se insere de forma evolutiva durante os anos pesquisados, demonstrando uma abertura tímida, porém gradualmente ampliando-se, por parte dos órgãos de apoio financeiro governamental da Bahia.

Referências

BAUMAN, Zygmunt, Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

DAGNINO, Renato (org.). Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: Komedi, 2010.

DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

GUIMARÃES, Gonçalo & SCHWEGBER, Angela.

Diretrizes para políticas públicas de economia solidária: a contribuição dos gestores públicos. Rio de Janeiro: CEF, 2004, apud SILVA, Sandro Pereira. Economia solidária e políticas públicas de desenvolvimento local: uma análise de dois programas de gestão pública no Brasil. Perspectivas em Políticas Públicas, Vol. II, Nº 3, P. 45-67, jan/jun 2009.

HEIDEMANN, Francisco G. Política pública e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Francisco G. Heidemann e José Francisco Salm (org). Brasília

- Editora universitária de Brasília, 2009.

IBGE. Mapa de pobreza e desigualdade – Municípios 2003. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ba&tema=mapapobreza2003>. Acesso em 06 de janeiro de 2012.

MANCE, Euclides André. Constelação Solidarius: as fendas do capitalismo e sua superação sistêmica. Passo Fundo: Instituto Superior de Filosofia Berthier, 2008

MÉSZÁROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em < http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_

moraes.html#_ftn1>. Acesso em 06 de janeiro de 2012.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 2010. Disponível em <http://www.pnud.org.br/rdh/>. Acesso em 25 de janeiro de 2012.

POCHMANN, Marcio. Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social. São Paulo: Cortez, Fundação Perseu Abramo, 2002, apud SILVA, Sandro Pereira. Economia solidária e políticas públicas de desenvolvimento local: uma análise de dois programas de gestão pública no Brasil. Perspectivas em Políticas

Públicas, Vol. II, Nº 3, P. 45-67, jan/jun 2009.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record,1999.

SILVA, Sandro Pereira. Economia solidária e políticas públicas de desenvolvimento local: uma análise de dois programas de gestão pública no Brasil. Perspectivas em PolítiFINANCIAMENTO

À TECNOLOGIA SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Educação, Tecnologia e Cultura - E.T.C. | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

cas Públicas, Vol. II, Nº 3, P. 45-67, jan/jun 2009.

SECTI. Politica de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado da Bahia, 2004. Disponível em <http://www.inovacao.unicamp.br/report/Politica_Completa060821.pdf>. Acesso em 06 de janeiro de 2012.

SECTI. Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. Disponível em <http://www.secti.ba.gov.br/>. Acesso em 06 de janeiro de 2012.

Downloads

Publicado

2016-06-16