UMA EXPERIÊNCIA DA NOÇÃO DO CONCEITO DE TRABALHO E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Autores

  • Joabson Guimarães da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Guanambi
  • Valmir Henrique Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Guanambi

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar que para se desenvolver um ensino com significado para o estudante, é preciso partir da utilização dos conceitos prévios, sendo fundamental para o construtivismo visto por Bachelard, uma vez que a aprendizagem significativa se torna mais eficiente quando há interação entre conceitos prévios e o novo conhecimento, proporcionando uma construção de conhecimentos dos alunos por meio das suas experiências trazidas das relações
externas à escola, idéias, muitas vezes que vão desde o ambiente doméstico, da cultual regional, do senso comum e em grande parte influenciada pela cultura da mídia.

Referências

BACHELARD, Gastón. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma Psicanálise do Conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ciências Naturais/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Física: Proposta para um ensino Construtivista. São Paulo: EPU, 1989.

COLOM, J. Antoni. A (des)construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LOPES, Alice Ribeiro Casemiro. Bachelard: O Filósofo da Desilusão. Cad.Cat. Ens. Física. v.13, n3: p.248-273, dez.1996.

NETO, Jorge Megid; PACHECO, Décio. In: NARDI, Roberto (org.). Pesquisas em ensino de física. Educação para a ciência, v.1. 3ª Ed. São Paulo: Escrituras, 2004.

PIETROCOLA, Maurício. Ensino de física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção inovadora. 2ª Ed. Florianópolis.

UFSC, 2005.

RAMALHO, Francisco Júnior; NICOLAU, Gilberto Ferrado; TOLEDO, Paulo Antônio. Os fundamentos da Física 1. 8ª ed. Ver. e ampl.- São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2016-06-16