UMA EXPERIÊNCIA DA NOÇÃO DO CONCEITO DE TRABALHO E ENERGIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar que para se desenvolver um ensino com significado para o estudante, é preciso partir da utilização dos conceitos prévios, sendo fundamental para o construtivismo visto por Bachelard, uma vez que a aprendizagem significativa se torna mais eficiente quando há interação entre conceitos prévios e o novo conhecimento, proporcionando uma construção de conhecimentos dos alunos por meio das suas experiências trazidas das relações
externas à escola, idéias, muitas vezes que vão desde o ambiente doméstico, da cultual regional, do senso comum e em grande parte influenciada pela cultura da mídia.
Referências
BACHELARD, Gastón. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma Psicanálise do Conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ciências Naturais/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Física: Proposta para um ensino Construtivista. São Paulo: EPU, 1989.
COLOM, J. Antoni. A (des)construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LOPES, Alice Ribeiro Casemiro. Bachelard: O Filósofo da Desilusão. Cad.Cat. Ens. Física. v.13, n3: p.248-273, dez.1996.
NETO, Jorge Megid; PACHECO, Décio. In: NARDI, Roberto (org.). Pesquisas em ensino de física. Educação para a ciência, v.1. 3ª Ed. São Paulo: Escrituras, 2004.
PIETROCOLA, Maurício. Ensino de física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção inovadora. 2ª Ed. Florianópolis.
UFSC, 2005.
RAMALHO, Francisco Júnior; NICOLAU, Gilberto Ferrado; TOLEDO, Paulo Antônio. Os fundamentos da Física 1. 8ª ed. Ver. e ampl.- São Paulo: Moderna, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.