CONSIDERAÇÕES SOBRE A DÁDIVA E SOCIABILIDADES: INCURSÕES NA FEIRA-LIVRE

Autores

  • Márcio Márcio Nicory Costa Souza IFBA Campus de Paulo Afonso

Resumo

Este texto é produto de uma pesquisa sobre a Feira de São Joaquim, feira-livre localizada na Cidade Baixa, em Salvador, Bahia. A partir da observação direta realizada por meio de várias incursões ao sítio da Feira, além de entrevistas com feirantes e consumidores, buscamos a compreensão das relações que se estabelecem às trocas comerciais, e de como e com o que circulam as coisas/mercadorias na Feira. Recorrendo ao aporte teórico da Antropologia/Sociologia, da dádiva e dos estudos simmelianos sobre as sociabilidades, pretendemos descrever e apresentar considerações sobre as dimensões simbólicas das trocas efetuadas no locus da feira-livre.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O vocabulário da praça pública na obra de Rabelais. In:____. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, Editora da Universidade de Brasília, 1987. Tradução de Yara Frateschi Vieira.

BARROS, Eliete da Silva. Criança na Feira de São Joaquim: trabalho e exploração. Salvador, 2008. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, PPGCS-FFCH-UFBA.

BRAUDEL, Fernand. Os jogos das trocas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. vol. 2.

CAILLÉ, Alain. Nem holismo nem individualismo metodológicos. Marcel Mauss e o paradigma da dádiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 38, São Paulo, out./1998.

DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DE CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: Morar; cozinhar. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

FERRÉOL, Gilles; NORECK, Jean-Pierre. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2007. Tradução de Ana Montóia.

GARCIA, Marie-France. O segundo sexo do comércio: camponeses e negócio no nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. N. 19 Ano 7. Junho de 1992. p. 84-102

GODBOUT, J. T. Introdução à dádiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 38, São Paulo, out./1998.

GOMES, Laura Graziela. “Comércio ético” em Belleville: memória, hospitalidade e conveniência. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 29, 2002.

GOMES, Mércio. Antropologia econômica. In:____. Antropologia: ciência do homem: filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2008.

LANNA, Marcos. Nota sobre Marcel Mauss e o Ensaio sobre a dádiva. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 14, jun./2000, p. 173-194.

MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. Livro primeiro: o processo de produção do capital, volume II. 9. ed. São Paulo: Difel, 1984. Tradução de Reginaldo Sant’anna.

MARTINS, Paulo Henrique. De Lévi-Strauss a M.A.U.S.S. – Movimento antiutilitarista nas ciências sociais. Itinerários do dom. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, fev./2008.

MARTINS, José de Souza. As hesitações do moderno e as contradições.

Downloads

Publicado

2016-07-01