O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve estar de acordo com a Declaração de Direito Autoral do Periódico.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O artigo deve possuir no máximo cinco autores.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser retirada do arquivo e da opção Propriedades. Em outro arquivo, sem o texto, deve figurar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e suas referências.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, RTF, OpenOffice ou software livre equivalente.

Diretrizes para Autores

1. Os textos submetidos para publicação deverão ser encaminhados através da plataforma Open Journal System, através do link: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/submissions.

2. Os trabalhos deverão apresentar obrigatoriamente título, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais e referências. O título e o resumo do trabalho deverão ser apresentados em dois idiomas, sendo um deles o inglês.

3. As contribuições devem ser apresentadas em forma de artigos ou resenhas.

4. Os textos devem ser submetidos já com revisão de ortográfica e gramatical. O conteúdo do trabalho é de responsabilidade de seu(s) autor(es). Cabe ao Conselho Editorial solicitar parecer(es) de especialista(s) da área específica antes de decidir sobre sua aceitação, a qual poderá ficar condicionada a modificações a serem feitas por seu(s) autor(es).

5. Serão publicados por edição, o mínimo de 10 e máximo de 15 artigos, sendo adotados os idiomas português e qualquer língua neolatina, e inglês.

6. Os autores deverão constatar a adequação da submissão no que diz respeito aos itens listados abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ao(s) autor(es. O texto deve ser formatado de:

  • Arquivo em formato Microsoft Word, RTF, OpenOffice ou software livre equivalente;
  • Limite mínimo de 10 e máximo 15 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências;
  • Papel no formato A4 em orientação retrato;
  • Margens: superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm);
  • Alinhamento justificado, fonte Segoe UI, tamanho 11;
  • Espaçamento simples (antes 0 pt e depois 6 pt);
  • Título em português ou em qualquer língua neolatina, e obrigatoriamente em inglês, apresentado em caixa alta, centralizado, fonte Segoe UI, tamanho 14, negrito e contendo máximo 80 caracteres;
  • Resumo contendo de 150 a 250 palavras e até 5 palavras-chave, em ao menos dois idiomas, um deles deve ser obrigatoriamente o inglês;
  • Figuras introduzidas no texto, não no final do documento, como anexos;
  • As URLs para as referências deverão ser informadas quando possível;
  • Palavras estrangeiras grafadas em itálico;
  • Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”;
  • Notas relativas ao texto, caso existam, apresentadas no rodapé do texto e numeradas em algarismo arábico;
  • O template para a formatação dos artigos está disponível em formato docx e formato odt. Clique nos links para baixar os arquivos.

7. A identificação de autoria do trabalho deve ser retirada do arquivo e da opção Propriedades no Word, ou Software Livre equivalente, assegurando o critério de sigilo do Periódico.

8. Além do arquivo sem identificação de autoria, um segundo arquivo, sem o texto do artigo, deverá indicar os autores e suas referências.

9. Os textos a serem submetidos à seleção por avaliadores de diferentes Instituições de Ensino para a publicação deverão ser enviados através do portal de periódicos do IFBA, acessando por login e senha do usuário.

10. Deverão ser enviados: o trabalho propriamente dito; uma folha adicional de autoria, com título, nome, endereço(s) do(s) autor(es), incluindo telefone para contato, credencial(is), vinculação profissional.