TRILHA DOS IPÊS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL QUE RESSOA COMO AÇÃO ESTÉTICA E POLÍTICA NA ESCOLA

Autores

  • Tissiana dos Santos Carvalhêdo IFMA
  • Gisele Soares de Vasconcelos UFMA

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v2i3.560

Palavras-chave:

fazer/pensar teatro; processo de criação cênica na escola; ação estética e política

Resumo

Este artigo traz parte da pesquisa de mestrado intitulada Trilhas de Vida e Arte: a geopoética do reparar na aventura de fazer e pensar teatro no IFMA campus Codó, desenvolvida entre 2016 e 2018. Gerada nas andanças da vida, esta pesquisa objetiva analisar experiências que ressoam no meu fazer teatro na escola. A etapa de campo se dá em forma de pesquisa-ação, a qual é analisada e reelaborada por meio da escrita narrativa, momento em que as experiências de ensinar/aprender teatro passam a ser percebidas pela metáfora das trilhas. A Trilha dos Ipês foi construída com alunos do 2º ano do curso técnico em Informática, em que utilizaram conteúdos audiovisuais acessados via celular como inspiração para criação e encenação de “Ode às Cores”, um espetáculo sobre homofobia e suicídio.

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Publicado

2019-03-30

Edição

Seção

Artigos