EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Aline Renée Benigno dos Santos Instituto Federal do Paraná - Câmpus Jaguariaíva

Resumo

O presente texto é uma discussão teórica com baseada em autores da Educação e das tecnologias da informação e comunicação (TICs). O intuito é refletir sobre a relação existente entre a Educação a Distância e o uso dessas tecnologias. A educação passa, na contemporaneidade, por um processo de transformação. Esse fato se dá porque o uso das TICs vem, a cada dia, transpondo os modos e processos de produção e socialização de maneira extremamente rápida e flexível, envolvendo praticamente as diversas áreas do conhecimento sistematizado, bem como todo cotidiano nas suas multifacetadas relações. O resultado dessas discussões considera determinadas peculiaridades que podem gerar atividades cognitivas diferentes por meio da aplicação das TICs na EaD: criação de novos ambientes de ensino-aprendizagem e capacidade de relacionar e resolver hipóteses e problemas por parte dos estudantes.

Biografia do Autor

Aline Renée Benigno dos Santos, Instituto Federal do Paraná - Câmpus Jaguariaíva

Diretora-Geral do IFPR – Câmpus Jaguariaíva e Professora de Língua Portuguesa

Referências

ARETIO, L.G. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1997. In: HACK, J. R. Introdução à Educação a Distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

______. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

HACK, J. R. Introdução à Educação a Distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. In: XX Reunião Anual da ANPEd, 1998, Caxambu. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde08/rbde08_07_vani_moreira_kenski.pdf>. Acesso em: 7 set. 2010.

______. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. Cadernos de pedagogia universitária. v. 7, 2008. Disponível em: <http://www.prg.usp.br/site/images/stories/arquivos/vani_kenski_caderno_7.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

______. A Inteligência Coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

LITWIN, E. Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. [Tradução Roberto Galman.] São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MOTTA, E. O. Educação a Distância. Texto da LDB. In: A nova LDB: uma lei de esperança / Organizado por Candido Alberto Gomes. Brasília: Universa - UCB, 1998. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/catedra/bibliovirtual/ead/educacao_a_distancia_texto_da_ldb.htm>. Acesso em: 23 maio 2011.

NISKIER, A. Educação à distância: a tecnologia da esperança. Políticas e estratégias para a implantação de um sistema nacional de educação aberta e à distância. São Paulo: Loyola, 1999.

NUNES, I. B. A história da EaD no mundo. In: LITTO, M. F.; FORMIGA, M. M. M. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

OGLIARI, C. L.; SOUZA, M. V. EaD e os Desafios das Novas Tecnologias: LabMídia da UFSC - Campus Araranguá, uma experiência de apoio à educação em rede. In: Anais 2012. IV Seminário de Pesquisa em EaD. Experiências e Reflexões. EaD UFSC, 2012. Disponível em: <https://ead.ufsc.br/seminario2012/files/.../Anais-versãopreliminar-.pdf>. Acesso em: 25 set. 2014.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PORTUGAL, C. Educação à Distância: do século l ao ciberespaço. Rio de Janeiro: PUCRJ, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiadodesign.com/lpdesign/images/publicacoes/2002portugal_imago_virtualidade.pdf>. Acesso em: 07 set. 2010.

SANTOS, A. R. B. A linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no curso de letras português a distância da UFSC [Dissertação]. Florianópolis, 2011.

VIRILIO, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Downloads

Publicado

2016-05-31