A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Keywords:
Educação, Literatura, Formação de leitoresAbstract
Este trabalho objetiva apresentar análises sobre o texto literário na sala de aula e sua influência no processo de construção e desenvolvimento intelectual do aluno. Para tanto, baseamo-nos na importância que se deva dar aos estudos e pesquisas do professor, este que deve atuar como o mediador nesse processo de formação de leitores, no processo de difusão e extensão da pesquisa e do conhecimento. Por meio da leitura orientada o aluno pode adentrar a um processo dialético, ampliando o conhecimento e o pensamento crítico. O texto literário proporciona interpretações que conduzem a uma pluralidade de pensamentos e reflexões. Nesse viés, infere-se que a literatura contribui para dialética dos diferentes ambientes linguísticos, culturais e sociais do sujeito. Mediante referido, propomos um estudo de que o educador, por intermédio de textos literários, pode construir um processo sólido de ensino/aprendizagem, possibilitando assim, a melhoria da educação contextual. Para a
pesquisa realizou-se um levantamento bibliográfico partindo do viés proponente de Alfredo Bossi (2006), Antônio Candido (1985) (1995), Rildo Cosson (2006) e Paulo Freire (1989). Contudo, demais intervenções teóricas-criticas surgirão no decorrer das análises.
References
AMOP, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal: educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais). Cascavel, Paraná: Assoeste, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na Linguística, na Filologia e em outras ciências humanas. In.: ______. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
CANDIDO, Antonio. Literatura e a vida social. In: Literatura e Sociedade. 7º ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985.
CANDIDO, A. O direito a literatura. (1988) In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: ensino fundamental - anos iniciais. Cascavel, PR: SEMED, 2007.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 1989.
LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1992.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em
http://www.demandanet.com/portal/publicacoes/2011/editais/a_import%C3%A2ncia_da_leitura_na_sociedade_contemporanea.pdf. Acesso em 03 de Abril de 2020.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária a prática escolar. Anais do Evento PG Letras. 30 Anos, vol. I (1), 2003: 514-527. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/Anais-30. Acesso em 08 de setembro de 2020.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. 5ª Ed. Porto Alegre: mercado Aberto, 1997.
VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2020.
ZILBERMAN, Regina. Sociedade e Democratização da Leitura. IN BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Estado de Leitura. Campinas: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Pindorama
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.