A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Educação, Literatura, Formação de leitoresResumen
Este trabalho objetiva apresentar análises sobre o texto literário na sala de aula e sua influência no processo de construção e desenvolvimento intelectual do aluno. Para tanto, baseamo-nos na importância que se deva dar aos estudos e pesquisas do professor, este que deve atuar como o mediador nesse processo de formação de leitores, no processo de difusão e extensão da pesquisa e do conhecimento. Por meio da leitura orientada o aluno pode adentrar a um processo dialético, ampliando o conhecimento e o pensamento crítico. O texto literário proporciona interpretações que conduzem a uma pluralidade de pensamentos e reflexões. Nesse viés, infere-se que a literatura contribui para dialética dos diferentes ambientes linguísticos, culturais e sociais do sujeito. Mediante referido, propomos um estudo de que o educador, por intermédio de textos literários, pode construir um processo sólido de ensino/aprendizagem, possibilitando assim, a melhoria da educação contextual. Para a
pesquisa realizou-se um levantamento bibliográfico partindo do viés proponente de Alfredo Bossi (2006), Antônio Candido (1985) (1995), Rildo Cosson (2006) e Paulo Freire (1989). Contudo, demais intervenções teóricas-criticas surgirão no decorrer das análises.
Citas
AMOP, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal: educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais). Cascavel, Paraná: Assoeste, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na Linguística, na Filologia e em outras ciências humanas. In.: ______. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
CANDIDO, Antonio. Literatura e a vida social. In: Literatura e Sociedade. 7º ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985.
CANDIDO, A. O direito a literatura. (1988) In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: ensino fundamental - anos iniciais. Cascavel, PR: SEMED, 2007.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 1989.
LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1992.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em
http://www.demandanet.com/portal/publicacoes/2011/editais/a_import%C3%A2ncia_da_leitura_na_sociedade_contemporanea.pdf. Acesso em 03 de Abril de 2020.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária a prática escolar. Anais do Evento PG Letras. 30 Anos, vol. I (1), 2003: 514-527. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/Anais-30. Acesso em 08 de setembro de 2020.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. 5ª Ed. Porto Alegre: mercado Aberto, 1997.
VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2020.
ZILBERMAN, Regina. Sociedade e Democratização da Leitura. IN BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Estado de Leitura. Campinas: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Pindorama
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.