O Banquete e o Eros platônico: narrativas sobre amor e criação

Autores

  • José Roberto de Oliveira Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v3i03.396

Resumo

O Banquete é um dos mais conhecidos diálogos de Platão e é onde este filósofo realiza uma reflexão sobre Eros – o amor – a partir de várias perspectivas, em especial a narrativa mítica e a Filosófica. Entretanto, nas análises feitas sob essas duas tradições, Eros se revela como um ser capaz de resgatar a unidade primordial dos deuses, da natureza e dos humanos, impulsionando-os a agirem para criar. Por si só o amor não gera; ele é o elemento fundamental que faz gerar. Assim, posto como um intermediário entre deuses e humanos, o Eros de O Banquete ora se mostra como um deus ora como um semideus (daimónios), mas nunca perde sua característica primordial: possibilitar aos deuses, à physis e aos humanos a capacidade de criar no amor e, por isso, eternizar-se.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

OLIVEIRA, . R. de. O Banquete e o Eros platônico: narrativas sobre amor e criação. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 3, n. 03, p. 18, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v3i03.396. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/396. Acesso em: 29 mar. 2024.