POR UM CURRÍCULO-FENDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.909

Palabras clave:

Currículo, Prática Pedagógica, Biopotência

Resumen

O currículo é uma tecnologia que põe em funcionamento estruturas, relações de saber-poder e normas. Pensando assim, o currículo é uma forma de governar vidas ditando corpos, verdades e condutas. Com base no pensamento da filosofia da diferença, este ensaio tem como objetivo debater um currículo que empurre os encontros autoritários e tristes e abra espaço numa escola e numa prática pedagógica que parecem subordinadas às lógicas do capital. Por meio das alegorias muros, fissuras e passagens, problematizamos as noções de currículo para pensar em um currículo-fenda como uma possibilidade de preservação e afirmação de singularidades e diferenças que multiplicam potências de vida nas escolas.

Palavras-chave: Currículo. Prática Pedagógica. Biopotência.

Biografía del autor/a

Marília Frade Martins

Pedagoga. Mestra em Educação em Ciências Pelo Programada de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará/ UFPA. Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação do Pará/ SEDUC e, atualmente, é Professora Substituta no Instituto de Estudos Costeiros IECOS/UFPA. Bragança, Pará, Brasil. Email: mariliafm87@gmail.com.

Lêda Valéria Alves da Silva

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestra e Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará. Foi professora substituta na UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Ambiental e Prática de Ensino. Belém, Pará, Brasil. Email: leda_valeria@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

MARTINS, . F.; SILVA, . V. A. da. POR UM CURRÍCULO-FENDA. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 8, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v12i1.909. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/909. Acesso em: 3 jul. 2024.